Currículo

Competências para o Mercado de Trabalho (2 ECTS) 04703

Contextos

Groupo: FC - 2010 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais. OA2. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego. OA3. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas num método de ensino ativo e participativo, que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por uma variedade de atividades, tais como: • Discussões em grupo; • Simulações; • Estudos de caso; • Análise de vídeos e textos; • Apresentações de projetos; • Reflexão individual.

Programa

CP1: Autoconhecimento e participação no Mercado: - Auto-avaliar competências e interesses: identificar pontos fortes, áreas a melhorar e competências transferíveis. - Desenvolver um plano de carreira personalizado: alinhado com objetivos, interesses e oportunidades. CP2: O Mercado de Trabalho: - Compreensão das dinâmicas, tendências e setores do mercado de trabalho para tomar decisões profissionais informadas. - Identificar e valorizar os princípios de trabalho digno. - Identificar e explorar plataformas de procura de trabalho para pesquisar oportunidades relevantes. CP3: Construir um Perfil Profissional: - Criar um perfil público: construir CV e rede de contactos através de eventos de networking, comunidades online e associações industriais. - Planear o processo de candidatura a um trabalho: da identificação de oportunidades à preparação para entrevistas. - Atualizar regularmente o perfil profissional online para refletir o desenvolvimento e as realizações em curso.

Método de Avaliação

1. Balanço de Competências e Documentação Profissional (25%): Atividade 1.1: Autoavaliação e Avaliação de Competências (12,5%) Objetivo: Identificar pontos fortes, áreas de desenvolvimento, competências técnicas e relacionais. Atividade 1.2: Elaboração de Currículo Vitae e Carta de Motivação (12,5%) Objetivo: Elaborar CV e CM adequados às vagas de interesse, com clareza, objetividade, concisão e destaque das qualificações. 2. Criação de Perfil Profissional e Rede de Contatos (25%): Atividade 2.1: Criação de Perfil em Plataforma Online (12,5%) Objetivo: Criar um perfil completo com informações relevantes, clareza, profissionalismo e atratividade. Atividade 2.2: Construção de Rede de Contactos (12,5%) Objetivo: Desenvolver estratégias para construir e ampliar e diversificar a rede de contatos, com relevância para os objetivos profissionais. b) trabalho de grupo (50%) [Os grupos integram até 4 pessoas e são constituídos de forma aleatória] 3. Simulações de Etapas do Processo de Recrutamento (25%): Atividade 3.1: Dinâmicas de Grupo (12,5%) Objetivo: Desenvolver competências de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade, com foco na colaboração, comunicação clara, solução criativa de problemas e adaptabilidade. Atividade 3.2: Entrevista de Seleção (12,5%) Objetivo: Praticar entrevista de seleção, com foco na comunicação verbal e não verbal, postura, capacidade de responder a perguntas, destacar pontos fortes e demonstrar interesse na vaga. 4. Clareza e Objetividade dos Materiais Produzidos (25%) Atividade 4.1: Análise do dossiê de Materiais Produzidos (25%) Objetivo: Avaliar a clareza, objetividade, adequação à formatação, organização das ideias, coesão, coerência textual, ortografia e gramática dos materiais produzidos. Considerações Gerais: ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação. Avaliação final (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de uma prova escrita presencial. Se obtiver acima de 8 valores na componente de prova escrita, a avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre