Currículo

Competências para o Mercado de Trabalho (2 ECTS) 04703

Contextos

Groupo: FC - 2010 > 1º Ciclo > Competências Transversais > Condicionadas > Condicionada 3

ECTS

2.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: OA1. Desenvolver competências de identificação e valorização dos recursos pessoais de conhecimentos técnicos e relacionais. OA2. Conhecer os processos e contextos de procura de emprego. OA3. Saber preparar um processo formal de candidatura a uma posição profissional. Os objetivos de aprendizagem serão alcançados através de atividades práticas e reflexivas, apoiadas num método de ensino ativo e participativo, que privilegia a aprendizagem experiencial. As aulas serão compostas por uma variedade de atividades, tais como: • Discussões em grupo; • Simulações; • Análise de vídeos e textos; • Casos práticos; • Reflexão individual.

Programa

CP1: Autoconhecimento e participação no Mercado: - Auto-avaliar competências e interesses: identificar pontos fortes, áreas a melhorar e competências transferíveis. - Desenvolver um plano de carreira personalizado: alinhado com objetivos, interesses e oportunidades. CP2: O Mercado de Trabalho: - Compreensão das dinâmicas, tendências e setores do mercado de trabalho para tomar decisões profissionais informadas. - Identificar e valorizar os princípios de trabalho digno. - Identificar e explorar plataformas de procura de trabalho para pesquisar oportunidades relevantes. CP3: Construir um Perfil Profissional: - Criar um perfil público: construir CV e rede de contactos através de eventos de networking, comunidades online e associações industriais. - Planear o processo de candidatura a um trabalho: da identificação de oportunidades à preparação para entrevistas. - Atualizar regularmente o perfil profissional online para refletir o desenvolvimento e as realizações em curso.

Método de Avaliação

A avaliação da UC Competências para o Mercado de Trabalho visa aferir o desenvolvimento das competências dos estudantes em áreas essenciais para uma transição bem-sucedida no mercado de trabalho. A estrutura da avaliação ao longo do semestre contempla dois eixos de atividades, abrangendo diferentes aspetos do processo de procura de trabalho e desenvolvimento profissional. Eixos de atividades: Bloco 1 – Autoconhecimento e preparação do perfil profissional • Identificar competências, interesses e valores profissionais; • Ferramentas de autoavaliação e balanço de competências; • Elaborar Curriculum Vitae e carta de motivação/apresentação. Bloco 2 – Navegar o mercado de trabalho • Tendências e dinâmicas atuais do mercado de trabalho; • Plataformas digitais e redes de contacto profissional; • Simulação de entrevista de seleção e dinâmicas de grupo. Ponderação: A avaliação ao longo do semestre contempla três componentes principais, privilegiando o desenvolvimento de competências aplicadas: 1. Portefólio individual: Inclui: a) Construção de plano de carreira; b) Elaborar Curriculum Vitae e carta de motivação/apresentação; c) Criar Perfil Profissional; d) Reflexão final (60%). Objetivos: Identificar pontos fortes, áreas de desenvolvimento, competências técnicas e relacionais; elaborar CV e CM adequados às vagas de interesse, com clareza, objetividade, concisão e destaque das qualificações; criar um perfil completo com informações relevantes, clareza, profissionalismo e atratividade; e desenvolver estratégias para construir e ampliar e diversificar a rede de contatos, com relevância para os objetivos profissionais. 2. Simulação em grupo Participar numa simulação simples de entrevista e dinâmicas de grupo (30%). Objetivo: Desenvolver competências de comunicação, trabalho em equipa, resolução de problemas e adaptabilidade, com foco na colaboração, comunicação clara, solução criativa de problemas e adaptabilidade; e Praticar entrevista de seleção, com foco na comunicação verbal e não verbal, postura, capacidade de responder a perguntas, destacar pontos fortes e demonstrar interesse na vaga. 3. Participação ativa Presença, envolvimento nas atividades, cumprimento das tarefas (10%). Considerações Gerais: ao longo do semestre será dado o feedback individualizado sobre o desempenho em cada atividade. Para concluir a UC na modalidade de avaliação ao longo do semestre o/a estudante tem de estar presente em 75% das aulas, e não pode obter menos de 7 em qualquer uma das componentes de avaliação. Avaliação final (100%) Ainda que não seja recomendado, é possível optar pela avaliação final, através de uma prova escrita presencial. Se obtiver acima de 8 valores na componente de prova escrita, a avaliação final pode ainda implicar, por decisão do/a docente, uma discussão oral (a realizar-se, esta componente oral tem um peso na avaliação final de 40%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 37.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • • Neves, J., Garrido, M., Simões, E. (2015). Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais: Teoria e Prática. Edições Sílabo. • Corbanese, V., Rosas, G. (2014). Pesquisar o mercado de trabalho: Técnicas de procura de emprego para os jovens. OIT, Gabinete de Estratégia e Planeamento. • Moreira, T. C. & Dray, G. (Orgs.) (2022). Livro Verde sobre o Futuro do Trabalho 2021. Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social, 198 p. https://www.gep.mtsss.gov.pt/documents/10182/79392/livro_verde_do_trabalho_2021.pdf/8d6968cb-fee5-4f8f-b7de-1612d269fc9b:

Secundária

  • • Carvalho, C., Sandri, I., Machado, T., Miscovicz, L., & Amorim, J. (2024). Guia prático para jovens à procura de emprego. Projeto “Future of Career through the Eyes of Youth” (Erasmus+ KA1). My Future; MORE – Laboratório Colaborativo Montanhas de Investigação. https://myfuture.org.pl/ • Gmyrek, P., Berg, J., Bescond, D. (2023). Generative AI and jobs: A global analysis of potential effects on job quantity and quality, ILO Working Paper 96 (Geneva, ILO). https://doi.org/10.54394/ • OIT. (2021). Ajustar as competências e a aprendizagem ao longo da vida para o futuro do trabalho. • OIT. (2020). Guia sobre como e porquê recolher e utilizar dados sobre as relações laborais. OIT. Genebra.:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre