Currículo
Estratégia Empresarial (1.º Ciclo) 04802
Contextos
Groupo: Finanças e Contabilidade - 2025 > 1º Ciclo > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: 1. Efetuar as análises fundamentais necessárias para fazer escolhas estratégicas 2. Avaliar as opções estratégicas disponíveis para as empresas a nível empresarial e corporativo e os benefícios e riscos associados a cada uma delas 3. Compreender a importância da implementação e do controlo da estratégia 4. Justificar a importância de considerar o impacto ético, social e ambiental das decisões da empresa 5. Discutir temas e considerações atuais na gestão estratégica
Programa
1. Conceitos Básicos 2. Formulação da Estratégia - Visão, missão e valores 3. Ética, RSE e Sustentabilidade 4. A Visão Baseada nos Recursos e as Capacidades Dinâmicas 5. Análise da envolvente externa (mediata, indústria e concorrentes) 6. Escolha de estratégias competitivas 7. Escolha das estratégias corporativas 8. Implementação 9. Controlo Estratégico e Balanced Scorecard 10. Governação Empresarial 11. Problemáticas atuais na Gestão Estratégica
Método de Avaliação
Opção 1 (Avaliação ao longo do semestre) - 50%: Teste Final Individual - 25%: Quiz (10% + 15%) - 25%: Apresentações de grupo (aplicação dos conteúdos a uma empresa) Aprovação: Média ponderada de 10 val. ou superior; não podendo a avaliação em nenhuma das componentes ser inferior a 8 valores. Assiduidade mínima: conforme as regras da IBS Opção 2 (Exame final) Aprovação: 10 valores no exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Barney, J. B., & Hesterly, W. S. (2021). Strategic management and competitive advantage: Concepts and cases. Pearson. Lasserre, P. (2017). Global strategic management. Macmillan International Higher Education. Pearce, J. A., Robinson, R.B. (2014). Strategic Management, 14th edition, McGraw-hill International Editions. Thompson, A., Peteraf, M., Gamble, J., Strickland III, A. J. (2021). Crafting & executing strategy 23/e: The quest for competitive advantage: Concepts and cases. McGraw-Hill Education.: