Currículo
Técnicas de Desenvolvimento Pessoal L7005
Contextos
Groupo: FC - 2010 > 1º Ciclo > Optativas
Groupo: FC - 2010 > 1º Ciclo > Optativas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O estudante que conclua com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: O1. Identificar os principais fatores do processo de comunicação e ter uma visão crítica sobre o mesmo; O2. Identificar os obstáculos que interferem na comunicação; O3. Diagnosticar os fatores críticos no processo de comunicação a nível pessoal e profissional e propor melhorias; O4. Identificar e adotar técnicas adequadas para apresentações em público (leitura de comunicados, entrevistas, debates, acções de formação, etc.) em situações de comunicação empresarial e em situações de crise.
Programa
1. O Processo de comunicação 1.1 O conceito de comunicação; 1.2 A Comunicação como processo 1.3 As intenções em comunicação 1.4 Os efeitos da comunicação 1.5 A gestão de conflitos 2. Os Obstáculos à comunicação 2.1 Ambientais 2.2 Semânticos 2.3 Sociais 3. Técnicas da comunicação oral e escrita 3.1 Organização e gestão de apresentações / comunicações 3.2 Estruturação de comunicados e relatórios 4. A Comunicação e a Empresa 4.1 A comunicação empresarial: interna e externa 4.2. A comunicação e os Media 4.3. A comunicação de crise 5. A Comunicação e o Gestor 5.1 Elementos de expressão pessoal 5.2 As competências do gestor 5.3 A Comunicação a nível pessoal
Método de Avaliação
Ao longo do período letivo: Elaboração e leitura de um comunicado institucional (20%); Na participação e empenhamento nos grupos de trabalho (10%); Autoscopia final (apresentação pública de um trabalho) (40%); Relatório individual (30%). Os alunos que não entregarem um trabalho ou que obtenham menos de 9 valores em qualquer tipo de avaliação ou com mais de 20% de absentismo serão excluídos da avaliação continua, devendo realizar o exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- WHETTEN D.A. and CAMERON, K.S. (1998) Developing management skills, Reading : Addison-Wesley. SCHULZ von Thun, F., Ruppel, J. and Stratmann, R. (2007. Saber Comunicar, Saber Dialogar. Lisboa: Editorial Presença. REGO, A. e Pina e Cunha, M. (2006). Comunicar - Aprenda as regras de ouro das apresentações em público. Lisboa: Edições Dom Quixote. :
Secundária
- SEQUEIRA, José (2003) Desenvolvimento Pessoal, Lisboa: Monitor. SCHIRATO, Tony and YELL, Susan (2000) Communication and culture : an introduction, London: Sage. REGO, Arménio (1999) A comunicação nas organizações - teoria e prática, Lisboa: Edições Sílabo. QUINN, Robert (2000). Change the World: How Ordinary People can Accomplish Extraordinary Results, San Francisco: Jossey-Bass. MINTZBERG, H. (1986). Le Pouvoir dans les Organisations, Paris: Les Editions d'Organization. MARTIN, Michèle ( 1998) Communication et médias de masse, Québec : Télé-Université. JABLIN, F.M. and PUTNAM, L.L. (2000) The new handbook of organizational communication: advances in theory, research and methods, Thousand Oaks: Sage. GRANADO, A., MALHEIROS, J.V. (2001) Como falar com jornalistas sem ficar à beira de um ataque de nervos: guia para investigadores e profissionais de comunicação, Lisboa: Gradiva. GUDYKUNST, William B. (2001) Communication yearbook 24, Thousand Oaks: Sage COSTA, Joan, (2001) La comunicación en acción; informe sobre la nueva cultura de la gestión, Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica. BRETON, Philippe (1998) La communication appliquée aux organisations et à la formation, Paris : Les Éditions DEMOS. BÉON, Philippe (1992) Como desenvolver a Comunicação na Empresa, Lisboa: Publicações Europa-América :