Currículo

Estudos de Mercado L1827

Contextos

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da unidade curricular, os estudantes deverão adquirir os conhecimentos e as ferramentas para: OA1 Traduzir um problema de decisão num problema de investigação; OA2 Compreender as várias etapas de um estudo de mercado; OA3 Conhecer os diferentes tipos de estudos e os cenários a que se aplicam; OA4 Definir o processo de amostragem; OA5 Conhecer os aspectos éticos nos estudos de mercado; OA6 Analisar os resultados de um estudo com as técnicas estatísticas adequadas; OA7 Compreender como papel dos media sociais nos estudos de mercado; e OA8 Realizar um estudo de mercado usando abordagens qualitativas e quantitativas e comunicar de forma eficaz os resultados.

Programa

I A elaboração de um Estudo de Mercado I.1 Introdução I.2 Tipo de estudos I.2.1 Dados primários e secundários I.2.2 Entrevistas individuais I.2.3 Discussões de grupo I.2.4 Técnicas de suporte I.2.5 Questionários I.2.6 Observação I.2.7 Estudos causais I.3 Definição da população-alvo e amostragem I.4 Trabalho de campo I.5 A ética nos estudos de mercado 1.6 Tratamento dos dados, interpretação e apresentação dos resultados II. Estudos de Mercado II.1 Marca: notoriedade,imagem e valor II.2 Comportamento do consumidor e segmentação de mercado II.3 Qualidade do serviço II.4 Eficácia ações marketing mix II. 5 Previsão de vendas III Os estudos de mercado nos media sociais III.1 NewMR: Evolução ou revolução? III.2 Blogs Participativos III.3 Blog e Buzz Mining III.4 Comunidades de investigação online III.5 We-research III.6 Mercados predictivos III.7 Mundos virtuais

Método de Avaliação

O aluno deverá adquirir competências de análise, de pesquisa, de crítica, de comunicação escrita e oral, no âmbito desta UC e em conformidade com os objectivos definidos. Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino (ME): Expositivas, para apresentação dos quadros teóricos de referência. Participativas, com resolução exercícios. Activas, com realização de um teste e um trabalho de grupo. Auto-estudo, tal como consta no Planeamento das Aulas. | A avaliação continua compreende: atividades individudais realizadas em aula (20%) + trabalho de grupo (30%) e frequência (50%). Os alunos que reprovarem neste tipo de avaliação, podem recorrer à 2ª época. A melhoria terá lugar na 2ª época. A avaliação poderá também ser feita através de um exame final (1ª e 2ª época). Em ambos os sistemas, a nota mínima de passagem é 10 (bem como para cada componente da avaliação).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Oliveira-Brochado, A. (2013). Construção de Gráficos no M. Excel para suporte da tomada de decisão. In Desafios da Globalização, Casos de Estudo, Vol. 3, pp. 145-196, Escolar Editora. Oliveira-Brochado, A. (2013) "Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230, Escolar Editora. Malhotra, N. (2019). Marketing Research: An Applied Orientation and SPSS 8/E. Prentice Hall.:

Secundária

  • Poynter, R. and York, S. (Editors)(2012) 10 Answers to Contemporary Market Research Questions. ESOMAR Research. Poynter, R. (2010). The Handbook of Online and Social Media Market Research. ESOMAR Research. Brochado, A. (2020). Cluster Analysis. In An SPSS Guide for Tourism, Hospitality and Events Researchers. Routledge.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre