Currículo

Estudos de Mercado L1827

Contextos

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo desta unidade curricular é introduzir os principais conceitos dos estudos de mercado, e a sua aplicação para uma tomada de decisão informada em marketing; ajudar os estudantes a compreender as etapas de um estudo de mercado; acompanhar o desenvolvimento de um estudo de mercado; e fornecer aos estudantes as competências para serem utilizadores eficientes dos estudos de mercado.

Programa

I A elaboração de um Estudo de Mercado Introdução Tipo de estudos Dados primários e secundários Entrevistas individuais Discussões de grupo Técnicas de suporte Questionários Observação Estudos causais Definição da população-alvo e amostragem Trabalho de campo A ética nos estudos de mercado Tratamento dos dados, interpretação e apresentação dos resultados II. Estudos de Mercado Marca: notoriedade, imagem e valor Comportamento do consumidor e segmentação de mercado Qualidade do serviço Eficácia ações marketing mix Previsão de vendas Estudos de mercado nos media sociais

Método de Avaliação

A avaliação continua compreende: 9 atividades individuais realizadas em aula ( (25%) + frequência (75%). Os alunos que reprovarem neste tipo de avaliação, podem recorrer à 2ª época. A avaliação poderá também ser feita através de um exame final (1ª e 2ª época). Em ambos os sistemas, a nota mínima de passagem é 10 (bem como para cada componente da avaliação).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Oliveira-Brochado, A. (2013). Construção de Gráficos no M. Excel para suporte da tomada de decisão. In Desafios da Globalização, Casos de Estudo, Vol. 3, pp. 145-196, Escolar Editora. Oliveira-Brochado, A. (2013) Planear Globalmente, Conhecer Localmente. Os Estudos de Mercado num Contexto Global. In Gestão e Estratégia. Desafios da Globalização, Vol. 2, pp. 187 - 230, Escolar Editora., Nunan, D., Birks, David F. and? Malhotra, N. (2021). Marketing Research: An Applied Orientation. Prentice Hall.:

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre