Currículo
Marketing Operacional L5024
Contextos
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de produto; 2. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de distribuição; 3. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de preço; 4. Identificar e caracterizar os principais conceitos e teorias da política de comunicação; 5. Demonstrar como aplicar as principais ferramentas do marketing mix através de situações aplicadas a casos reais.
Programa
0. A articulação entre o planeamento estratégico e o planeamento operacional. 1.Política de Produto (bem,serviço ou ideia) - Brand equity. - O produto-mix de bens Vs serviços. - Desenvolvimento de novos produtos. - Gestão de gama e linhas de produto. 2. Política de Distribuição - Relações e tipos de intermediários. - Funções de distribuição: Bens Vs Serviços. - Canais de distribuição: importância, composição e características. - Distribuição do Produtor e do Retalhista. - Merchandising. 3. Política de Preço - Factores determinantes: internos e externos. - Estratégias de preço. - Critérios de fixação. - Reacção do mercado-alvo à variação do preço. 4. Política de Comunicação - Influência do processo de decisão de compra do consumidor na comunicação de marketing. - O mix da comunicação: Publicidade Promoção de Vendas Relações Públicas Força de Vendas Marketing Directo Influência do marketing relacional no mix comunicacional Planos de promoção e de publicidade
Método de Avaliação
OPÇÃO 1: Avaliação ao longo do semestre: 1. Avaliação individual - participação e trabalhos - 10% (nota mínima - 10). 2. Trabalhos de grupo 40% (nota mínima - 10). Teste final, individual - 50% (nota mínima - 8). A nota final de passagem é de 10 valores. OPÇÃO 2: Exame final do semestre - 100% O aluno deve ter uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas ao longo do semestre lectivo. Os alunos com uma nota final superior a 16 poderão ser chamados a defesa de nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Kotler, P. & Keller, K. L. (2021), Marketing Management Global Edition, Prentice - Baynast, A.; Lendrevie, J; Levy, J.; Rodrigues, V. & Dionísio, P. (2018). Mercator 25 anos. Lisboa: Leya.:
Secundária
- Textos de apoio definidos pelos docentes e distribuídos ao longo do semestre. Support texts defined by the professors and made available along the semester.: