Currículo
Metodologias de Segmentação de Mercados MSM
Contextos
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ao concluir a Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Avaliar a qualidade dos dados, listar os padrões dos dados descritivos, detectar propriedades de sub-populações de dados significativos, e segmentar sujeitos de acordo com várias técnicas de clustering, reproduzindo-os na realização de exercícios. OA2. Interpretar os resultados decorrentes de técnicas de sumarização dos dados. OA3. Diferenciar os métodos de redução da dimensionalidade dos dados e de segmentação de sujeitos e escolher os métodos mais adequados a um determinado problema.
Programa
CP1: Qualidade dos dados CP2: Análise Descritiva Univariada e Bivariada CP3: Análise Descritiva Multivariada: 3.1 Métodos de redução da dimensionalidade dos dados de input: Análise de Componentes Principais (ACP), CatPCA, e Análise de Correspondências Múltiplas (ACM). 3.2 Métodos de Segmentação: Hierárquico aglomerativo, K-Means e Two-Step Clustering. CP4: Aplicações com o software IBM SPSS Statistics.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre ou Avaliação por exame: Avaliação ao longo do semestre: a) 2 Exercícios (de 1h 15 m) com peso de 15% cada b) Teste final individual (70%) c) Média ponderada das avaliações de um mínimo de 8.5 d) assiduidade mínima de 2/3 das aulas leccionadas. Avaliação por exame: exame teórico (70%) + exame teórico-prático (30%) com nota mínima 8,5 a cada prova desde que a nota final seja de 10 no mínimo. Escala: 0-20 valores
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- [1] McDonald, M., and Dunbar, I. (2012), Market Segmentation: How to Do It, How to Profit from It, 4th edition. John Wiley & Sons . [2] Field, A. (2024). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics. 6th ed., SAGE. ISBN: 9789899676374:
Secundária
- [1] Marôco, J. (2021). Análise Estatística com o SPSS Statistics. ReportNumber 8ª edição. ISBN: 9781526445780. [2] Anderson, D., Sweeney, D., Williams, T., Camm, J., Cochran, J., Fry, M., Ohlmann, W., Freeman, J., and Shoesmith, E. (2024). Statistics for Business and Economics. Cengage Learning, 6th edition. ISBN-10: 1473792509 ISBN-13: 9781473792500: