Currículo
Organização Pessoal e Gestão do Tempo 00676
Contextos
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Facultativas
ECTS
1.0 (para cálculo da média)
Objectivos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de: OA*1 - Sistematizar o processo de estabelecimento de objectivos OA 2 - Estabelecer prioridades, planear e calendarizar tarefas OA 3 - Usar métodos eficazes para ganhar tempo (planear e controlar actividades) * Objectivo de aprendizagem
Programa
CP*1 Quão boa é a gestão do seu tempo? - Refinar a estratégia de acordo com o perfil comportamental - Reconhecer a Procrastinação.Porque procrastinamos CP2 Gestão do Tempo e Objectivos de Vida - Análise do meio envolvente e das características pessoais - Definição de objectivos de acordo com as várias áreas da vida - Regras para a elaboração de objectivos CP3 Estabelecer Prioridades - Importância VS Urgência - Criar e manter um espaço de trabalho produtivo - Ajustar competências de organização com a tecnologia CP4 Conhecer os Desafios à Gestão do Tempo - Comunicar estrategicamente para atingirresultados - Defender o dia de interrupções - Tomar decisões rápidas e acertadas CP5 A importância dos outros para uma gestão de tempo eficaz - Perfis comportamentais - Gestão das expectativas dos outros CP6 A importância das características pessoais - Estratégias de auto-motivação - Locus de controlo - Auto-confiança e auto-estima * CP : Conteúdo Programático
Método de Avaliação
Exposição, exercícios em aula, discussões em aula, leituras, discussões de casos (em pequenos grupos), clips de vídeo – Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas; – No caso de UC em que a Avaliação Final comtemple um trabalho indicar: a atribuição da avaliação final poderá implicar uma discussão do trabalho final submetido nos prazos de avaliação previamente definidos. - Avaliação Continua - minimo 2/3 presenças - Participação e exercicios (40%) - Trabalho Final (60%) Avaliação Periodica Trabalho Final -100% Exames 1ª 2ª e Época especial Enunciado Trabalho -100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 17.5
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2015). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. 3ª edição. Lisboa: Edições Sílabo. Bird, P. (2004). Gestão do Tempo. Lisboa: Espírito de negócios. [PS. 142 Bir*Ges] Fontana, D. (1993). Managing Time. London: British Psychological Society. [G. 173 Fon*Man] Guerra, P. (2000). Cerebrus ? Gestão Intra-pessoal. Colecção Empresa Inteligente. Cascais: Pergaminho. Haynes, M. (2004). Gestão do tempo. Lisboa: Monitor . [G.173 HAY*Ges] Mackenzie, A., & Nickerson, P. (2009). The Time Trap: The ClassicBook on Time Management(Fourth Edition.). AMACOM. Turner, J. (2002). How to study : a short introduction. London: Sage. [S.113 TUR*How]:
Secundária
- Brodowsky, G. H., Anderson, B. B., Schuster, C. P., Meilich, O., & Venkatesan, M. V. (2008). If Time Is Money Is It a Common Currency? Time in Anglo, Asian, and Latin Cultures. Journal of Global Marketing, 21(4), 245. Leonard, K. M. (2008). A cross-cultural investigation of temporal orientation in work organizations: A differentiation matching approach. International Journal of Intercultural Relations, 32(6), 479-492. Todd, A. (2009). From Polychronicity to Multitasking: The Warping of Time Across Disciplinary Boundaries. Anthropology of Work Review, 30(2), 49-54: