Currículo

Apresentações Profissionais 02247

Contextos

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Competências Transversais > Obrigatórias

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Espera-se que os alunos desenvolvam as seguintes competências: OA1 - Utilizar técnicas de comunicação oral que permitam fazer apresentações profissionais; OA2 - Planear e estruturar apresentações de modo profissional OA3 - Produzir e utilizar suportes audiovisuais, de auxílio às apresentações orais, de um modo eficaz. OA4 - Reconhecer a importância do treino para o sucesso de uma apresentação. OA5 - Analisar criticamente as próprias apresentações e identificar oportunidades de desenvolvimento pessoal.

Programa

Tópicos: T1 A importância das apresentações em público T2 Planeamento e estruturação de apresentações orais T3 O Mapa mental T4 Métodos de Transmissão T5 Regras de Elaboração dos diapositivos T6 Recursos T7 Comunicação Verbal T8 Comunicação Não-verbal T9 Técnicas de Interacção T10 O feedback

Método de Avaliação

1) Avaliação continua - regime presencial - Realização com sucesso, do curso online - obrigatório - Presença em 75% das aulas (avaliação da Assiduidade e Participação em sala de aula) - Apresentações individuais e aos pares em sala (80%) - Formulários de Feedback da Apresentação (10%) - Elaboração dos Mapas Mentais e Materiais de apoio à Apresentação 10% 2) Exames - Provas de avaliação final 100% - Possibilidade de avaliação oral, o docente pode solicitar uma discussão oral para definição da nota final, individual ou aos pares. Para concluir com sucesso a avaliação contínua, os estudante não podem ter menos de 7 valores em nenhuma das componentes de avaliação assinaladas.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 60.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Gallo, C. (2014). TED: Os segredos de comunicação das conferências mais carismáticas do mundo. Lisboa: GestãoPlus Pina, J. (2014). Como fazer apresentações em 10 etapas. Lisboa: Pactor Pina, J. (2014). Comunicar com humor. Insensatez ou profissionalismo? Lisboa: Pactor Pina, J. (2011). Apresentações Que Falam Por Si. Lisboa: Lidel. Rodrigues, A. D. (2022). A natureza da atividade comunicativa. LISBON International PRESS. Neves, J., Garrido, M. & Simões, E. (2006). Manual de competências pessoais, interpessoais e instrumentais: Teoria e prática. Lisboa: Edições Sílabo.:

Secundária

  • Apperson, J. M., Laws, E. L., & Scepansky, J. A. (2006). An assessment of student preferences for PowerPoint presentation structure in undergraduate courses. Computers & Education(50), 148-153. Barsalou, L. (2008). Grounded Cognition. Annual Review of Psychology, 59, 617-645. Cyphert, D. (2007). Presentation Technology in the Age of Electronic Eloquence: From Visual Aid to Visual Rhetoric. Communication Education, 56(2), 168 - 192. Duarte, N. (2008). Slide:ology. The Art and Science of Creating Great Presentations. Sebastopol CA: O'Reilly Media. Gallo, C. (2010). The presentation secrets of Steve Jobs: how to be insanely great in fron of any audience. McGraw Hill. James O'Rourke. (2008). O Segredo das Apresentações de Sucesso. Lisboa: Edições Centro Atlântico Nelson Faria de Oliveira (2008). Como falar em público. Lisboa: Colecção Comunicação & Sucesso, GestãoPlus. O?Neill, A. & Pina, J.A. (2022). Seja proativo! Assuma o controlo. Lidel. ISBN: 9789897528101:

Disciplinas de Execução

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre