Currículo
Comunicação Integrada em Marketing L5189
Contextos
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Saber aplicar técnicas de apresentação e comunicação. 2. Articular a estratégia de comunicação com a estratégia de marketing 3. Preparar a estratégia de comunicação 4. Saber planear, realizar e avaliar acções específicas de Publicidade, Promoções, Marketing Relacional, Relações Públicas, Patrocínios/Mecenato e Promoção de Vendas. 5. Conhecer os diferentes actores e formas de relacionamento 6. Preparar um Plano Integrado de Comunicação
Programa
1. Conceitos básicos da Comunicação 2. Da Estratégia de Marketing à Estratégia de Comunicação Objectivos e alvos de Marketing e de Comunicação Processo de decisão de compra 3. Tipos de Comunicação 4. O Mix da Comunicação O papel da comunicação no Marketing Mix. O mix de Comunicação. 5. Os actores da comunicação As Agências Preparação de briefings 6. Publicidade Publicidade Institucional e Publicidade de Produto Preparação, execução e avaliação de uma campanha publicitária 7. Relações Públicas e Marketing Viral Objectivos, públicos e meios Planeamento e Execução de Acções 8. Marketing Directo Preparação, execução e avaliação de uma campanha 9. Merchandising Tipos de merchandising Objectivos e técnicas 10. Promoções de Vendas Públicos, objectivos e técnicas promocionais 11. Patrocínios/Mecenato Objectivos e Estrutura de uma acção 12. Outras formas de Comunicação 13. Novas Tendências em Comunicação de Marketing 14. Plano Integrado de Comunicação
Método de Avaliação
O sistema de avaliação periódica é composto por: -Trabalho de Grupo (35%) -Trabalho prático (individual) - 25% -Frequência (40%) ? com nota mínima de 7,5 valores O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica, tendo que se submeter a exame final. Os alunos abrangidos pelo ?Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Lendrevie, J. et all PUBLICITOR Comunicação 360º, Publicações D.Quixote, Lisboa, 2010 -Baynast, A.et all,MERCATOR 25 anos-O Marketing na era digital,D. Quixote,2018 :
Secundária
- Exercícios e artigos entregues aos alunos.: