Currículo
Comportamento e Experiência do Consumidor L1903
Contextos
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1. Saber distinguir as várias tipologias de clientes e de consumidores 2. Perceber o consumidor como indivíduo e decisor 3.Perceber como é que as dimensões social, económica e cultural determinam as atitudes e comportamentos dos consumidores 4.Perceber o processo de compra 5. Conhecer os modelos explicativos do comportamento dos consumidores 6. Perceber os mecanismos que geram a decisão dos clientes e consumidores 7.Elaborar um projecto sobre um tema inovador aplicado a pesquisa do consumidor 8.Realizar apresentações dos trabalhos realizados ou de casos estudados 9.Participar em discussão colectiva sobre casos e situações reais
Programa
1. Inserção do Comportamento dos clientes e consumidores nas dinâmicas de marketing 2. Características estruturais dos consumidores particulares 3. Características estruturais dos clientes empresariais e institucionais 4. Factores influenciadores do comportmento de compra e consumo 5. Processo de decisão e jornada de compra 6. Caracterização das necessidades de compra 7. Caracterização das motivações de compra 8. Modelos e decisões de consumo 9. Processo de selecção de fornecedores e locais de compra 10. Processo de selecção de marcas 11. IExperiência de compra e consumo
Método de Avaliação
O sistema de avaliação periódica é composto por: -Participação em aula (20%) -Trabalho prático (20%) - Teste final (60%) Nota mínima em qualquer uma das componentes - 8 valores O aluno deve assegurar uma assiduidade de 80%, sem a qual será automaticamente excluído da avaliação periódica. Os alunos que reprovarem na avaliação regular têm 2 épocas de exame (1ª e de recurso), tendo os exames uma ponderação de 100% da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Solomon, M.; Bamossy, G.; Askegaard, S. Hogg, M., Consumer Behaviour - A European Perspective, Prentice Hall, 2019, null, :
Secundária
- Schiffman, L.; Kanuk, L., Consumer Behavior, Prentice Hall, 2020, null, Hoyer, W.; MacInnis, D., Consumer Behavior - Cengage, 2023, null, :