Currículo
Economia Monetária Internacional EMI
Contextos
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1. Compreender as relações entre taxas de câmbio, taxas de juro e moeda num contexto de economia aberta, tanto no curto como no longo prazo. 2. Compreender os efeitos reais na economia dos mercados cambial e monetário internacionais. 3. Compreender os instrumentos de política macroeconómica e os seus efeitos na economia nacional e internacional. 4. Compreender o conceito de áreas monetárias e as suas implicações.
Programa
Parte I - Taxas de câmbio e macroeconomia em economia aberta 1. Taxas de câmbio e mercado cambial: a taxa de câmbio como um ativo 2. Moeda, taxas de juro e taxas de câmbio 3. Preços e taxa de câmbio no longo prazo 4. Produto e taxa de câmbio no curto prazo 5. Taxas de câmbio fixas e intervenção cambial Parte II - Política macroeconómica internacional 6. O sistema monetário internacional no pós-guerra 7. Políticas macroeconómicas nacionais e a sua coordenação em regime de câmbios flexíveis 8. Teoria das Zonas Monetárias Ótimas e a experiência Europeia
Método de Avaliação
A avaliação contínua da UC é efetuada através de: - Exercícios para resolver em grupo (40%) - Exame final (60%) - A participação no exame final é condicional à obtenção de uma nota superior ou igual a 8 valores nos exercícios. - O aluno deverá registar uma assiduidade igual ou superior a 80% para estar considerado em avaliação contínua. - Avaliação Final - Um exame final a valer 100% da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - Schmitt-Grohé, S.; Uribe, M. (2013), International Macroeconomics, Unpublished manuscript. - Krugman, Paul R.; Obstfeld, Maurice, Melitz, M. (2011) - International Economics: Theory and Policy, 9th edition, New York, Addison-Wesley. :
Secundária
- - During the semester the teaching staff will also distribute to students other documents related to specific points of the program, which aims to stimulate discussion in class. - Ao longo do semestre a equipa docente poderá também distribuir pelos alunos outros textos relacionados com pontos específicos do programa e que visam estimular a discussão em aula. :