Currículo
Economia da Cultura L0285
Contextos
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Compreender o corpo teórico e conceptual da economia da cultura e a forma como a análise das actividades culturais tem evoluído na teoria económica OA2. Aprofundar os fundamentos da intervenção pública na área da cultura e a lógica de funcionamento dos mercados e das instituições do sector OA3. Equacionar empiricamente o peso das actividades culturais nas economias contemporâneas, com particular destaque para o caso português OA4. Criar uma base de diálogo interdisciplinar partindo do campo da economia que permita um debate e uma actuação mais abrangentes sobre as questões culturais
Programa
1. Cultura e Economia: questões conceptuais 2. A cultura: sector económico em desenvolvimento 3. Cultura, desenvolvimento e competitividade em contexto de globalização 4. Algumas especificidades dos bens e dos mercados culturais 5. Análise dos mercados da cultura: abordagem sectorial 6. Análise dos mercados da cultura: a perspectiva da organização económica das actividades culturais 7. As políticas culturais 8. Cultura e dinâmicas territoriais 9. Dinâmicas culturais, instituições e formas de governança 10. Algumas questões para aprofundamento
Método de Avaliação
Os alunos poderão escolher entre um dos seguintes regimes de avaliação: a) Avaliação contínua: Trabalho de grupo - 50% Teste individual - 50% O trabalho de grupo deverá ser seleccionado a partir de uma lista de temas a fornecer, no início do ano lectivo, pela equipa docente. b) Exame individual - 100%
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Costa, Pedro (2007), A Cultura em Lisboa: Competitividade e desenvolvimento territorial. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais Throsby, David (2001), Economics and Culture, Cambridge: Cambridge University Press • Benhamou, Françoise (2017), L’économie de la culture (8ª edição), Éditions La Découverte, Paris Caves, Richard (2002), Creative Industries: Contracts between Art and Commerce, Cambridge / London: Harvard University Press Towse, Ruth (Ed.) (2020), A handbook of cultural economics, 3rd ed., Northampton: Edward Elgar:
Secundária
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