Currículo

Gestão do Marketing L1805

Contextos

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Descrever a evolução do conceito de Marketing; OA2. Analisar os principais indicadores de mercado; OA3. Identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor; OA4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização; OA5. Elaborar uma SWOT; OA6. Identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento; OA7. Identificar a política de marketing-mix; OA8. Identificar tendências futuras no marketing.

Programa

CP1. Evolução do conceito de Marketing CP2. Plano de Marketing CP2.1.Componentes do plano e controlo CP2.2 Estrutura organizacional CP3. Análise situacional (vertente física e digital) CP3.1.Mercado CP3.2.Comportamento do consumidor CP3.3.Market Intelligence CP3.4. Análise concorrencial CP3.5.Análise da empresa CP3.6. Análise Portfólio CP3.7. Análise SWOT CP4. Segmentação e Target CP5. Posicionamento CP6. Marketing-Mix (vertente física e digital) CP6.1.Produto CP6.2. Preço CP6.3. Distribuição CP6.4. Comunicação CP7. Tendências Futuras no Marketing CP7.1 Transformação Digital CP7.2 O papel da Inteligência Artificial Generativa no Marketing CP7.3 O papel do Marketing para um futuro sustentável

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Participação individual nas aulas (15%); Discussão individual do trabalho de grupo (20%); Relatório do trabalho de grupo (10%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final mínima de 10 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3 (menor será automaticamente excluído da avaliação ao longo do semestre). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota. Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Dionísio, P., Rodrigues, V., Guerreiro, J., Canhoto, R., Faria, H. (2024). AI_NOVATOR: Marketing na era da Inteligência Artificial e da Sustentabilidade – Gen AI e ESG. Bertrand Editora:

Secundária

  • Kotler, P. , Armstrong, G, Balasubramanian. S. (2023). Principles of Marketing, Global Edition. Pearson.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 1º Semestre

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2012/2013 - 1º Semestre

2013/2014 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre