Currículo
Gestão do Marketing L1805
Contextos
Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC, cada estudante deverá ter adquirido as competências necessárias para: OA1. Descrever a evolução do conceito de Marketing; OA2. Analisar os principais indicadores de mercado; OA3. Identificar métodos de recolha de informação junto do consumidor; OA4. Elaborar uma análise de portfólio com Visão Externa/Interna da organização; OA5. Elaborar uma SWOT; OA6. Identificar segmentos-alvo e definir uma estratégia de posicionamento; OA7. Identificar a política de marketing-mix; OA8. Identificar tendências futuras no marketing.
Programa
CP1. Evolução do conceito de Marketing CP2. Plano de Marketing CP2.1.Componentes do plano e controlo CP2.2 Estrutura organizacional CP3. Análise situacional (vertente física e digital) CP3.1.Mercado CP3.2.Comportamento do consumidor CP3.3.Market Intelligence CP3.4. Análise concorrencial CP3.5.Análise da empresa CP3.6. Análise Portfólio CP3.7. Análise SWOT CP4. Segmentação e Target CP5. Posicionamento CP6. Marketing-Mix (vertente física e digital) CP6.1.Produto CP6.2. Preço CP6.3. Distribuição CP6.4. Comunicação CP7. Tendências Futuras no Marketing CP7.1 Transformação Digital CP7.2 O papel da Inteligência Artificial Generativa no Marketing CP7.3 O papel do Marketing para um futuro sustentável
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: Participação individual nas aulas (15%); Discussão individual do trabalho de grupo (20%); Relatório do trabalho de grupo (10%); Casos individuais (15%); Teste final individual (40%). Nota mínima em cada uma das componentes é 8 valores. Nota final mínima de 10 valores. Assiduidade igual ou superior a 2/3 (menor será automaticamente excluído da avaliação ao longo do semestre). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possuem duas épocas de exame tendo os exames uma ponderação de 100% da nota. Nota final superior a 16 poderá levar a defesa de nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J.; Dionísio, P., Rodrigues, J.V. (2021), MERCATOR 25 Anos, o Marketing na Era Digital, Dom Quixote.:
Secundária
- Kotler, P. , Armstrong, G, Balasubramanian. S. (2023). Principles of Marketing, Global Edition. Pearson.: