Currículo

Análise de Dados em Marketing 03842

Contextos

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1. Conhecer e utilizar os pricipais conceitos de estatística descritiva univariada e bivariada OA2. Compreender e aplicar os conceitos mais importantes de inferência estatística no âmbito de intervalos de confiança e testes paramétricos e testes não-paramétricos mais adequados a cada situação. OA3. Saber aplicar um modelo de regressão linear OA4. Saber interpretar os outputs do SPSS Statistics.

Programa

P1. Análise descritiva e exploratória de dados univariados P1.1 Tipos de dados e fontes de dados P1.2 Natureza das variáveis P1.3 Análise descritiva de dados univariados P2. Análise descritiva e exploratória de dados bivariados P3. Análise inferencial P3.1 Intervalos de confiança para uma média P3.2 Testes paramétricos: teste t para uma média; teste t para a diferença de duas médias (amostras independentes e emparelhadas); teste para a igualdade de mais de duas médias com amostras independentes (Anova a um fator). P4. Regressão linear P4.1 Regressão linear simples: modelo, pressupostos, validação do modelo, estimação dos coeficientes do modelo com o IBM SPSS Statistics, e previsão. P4.2 Regressão linear múltipla: modelo, pressupostos, validação do modelo, estimação dos coeficientes do modelo com o IBM SPSS Statistics, e previsão

Método de Avaliação

Avaliação periódica: a) 2 Exercícios teórico-práticos com peso de 15% cada com nota mínima de 7.5 valores b) Teste individual (70%) com nota mínima de 7.5 valores A avaliação periódica exige a presença em pelo menos 2/3 das aulas e nela serão aprovados os alunos que obtenham classificação final média mínima de 10 valores, desde que não obtenham nota inferior a 7,5 valores em cada um dos momentos de avaliação. Avaliação por exame: Exame teórico (70%) + exame prático (30%) com nota mínima 7,5 a cada prova desde que a nota final seja de 10 no mínimo.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 95.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • João Marôco, Análise Estatística com o SPSS Statistics, 2021, ReportNumber, 8ª ed., ISBN: 9789899676374 Elizabeth Reis, Estatística Descritiva, 2008, Edições Sílabo, 7ª ed., ISBN: 978-972-618-476-8 Raul Laureano, Testes de Hipóteses e Regressão - O Meu Manual de Consulta Rápida, 2020, Edições Sílabo, 2ª edição, ISBN: 978-989-561-051-8 Hair, J. H., Black, W. C., & Babin, B. J., Multivariate Data Analysis: A Global Perspective, 2010, Pearson Education, ISBN 0135153093, 9780135153093 Raul Laureano & Maria do Carmo Botelho, IBM SPSS Statistics: O Meu Manual de Consulta Rápida, 2017, Edições Sílabo, 3ª ed., ISBN: 978-972-618-886-5:

Secundária

  • Paul Newbold, William Carlson, & Betty Thorne, Statistics for Business and Economics, Global Edition, 2009, Pearson Education Limited, ISBN: 9781292315034:

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre