Currículo

Projecto de Marketing Empresarial L1837

Contextos

Groupo: GM - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

12.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: 1.Compreender e saber aplicar os conceitos e metodologias necessários ao desenvolvimento de um Projecto de Marketing 2.Saber recolher informação relevante sobre a envolvente, o mercado, a concorrência e a empresa 3.Saber estruturar e planear as fases de elaboração do Projecto. 4.Compreender o papel das variáveis-chave de marketing e o seu contributo para a estratégia 5.Saber coordenar uma equipa de trabalho 6.Ser capaz de aplicar técnicas de interacção entre membros da equipa e gerar consensos 7.Apresentar e defender o projecto

Programa

1.Objectivos e métodos pedagógicos da Unidade Curricular 2.Planeamento de um projecto 3.Definição do problema /objectivos do Projecto 4.Metodologias de pesquisa e recolha de informação 5.Fontes de informação primárias e secundárias 6.Principais competências para o trabalho em equipa: 7.Gestão de Equipas de Projecto 8.Conceptualização temática ? literatura recente 9.Análise/Diagnóstico (meio, Concorrência, Empresa) 10.Análise Swot e Directrizes Estratégicas 11.Visão Estratégica do Projecto 12.Factores Críticos de Sucesso 13.Objectivos 14.Plano de Acções 15.Plano de Implementação 16.Orçamento 17.Plano de Contingência 18.Apresentação do Projecto (relatório final)

Método de Avaliação

Avaliação periódica com4 relatórios intercalares com apresentação 20% 1 relatório final com apresentação 50% Teste individual 30% Assiduidade mínima de 80% A nota mínima em cada uma das provas referidas é 8,5.Caso não sejam arovados terão exame final. Os alunos abrangidos pelo Regulamento Interno para Estudantes com Estatutos Especiais deverão contactar o docente da UC na primeira semana de aulas com vista ao enquadramento dos processos de aprendizagem e avaliação na UC.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 225.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Baynast,Arnaud et all, MERCATOR 25 ANOS- o Marketing na era digital, D. Quixote, 2018:

Secundária

  • Bibliografia recomendada nas áreas/disciplinas específicas do curso, de acordo com cada Projeto específico.:

Disciplinas de Execução

2009/2010 - 2º Semestre

2010/2011 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre