Currículo
Gestão Integrada das Operações 02031
Contextos
Groupo: Gest - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1: Descrever os conceitos básicos de gestão de operações e alinhar a estratégia das operações com a estratégia da empresa; OA2: Selecionar os processos que suportam os produtos e serviços que satisfazem as necessidades dos consumidores, bem como a sua organização espacial; OA3: Planear e controlar os recursos requeridos pelos processos e assegurar disponibilidade de recursos e de outros materiais necessários para satisfazer as necessidades dos consumidores.
Programa
I - Introdução CP1: Introdução à Gestão de Operações CP2: Performance e estratégia das operações. CP3: Estrutura e âmbito das Operações II - Design da Operação CP4: Design do processo. CP5: Organização do espaço e dos fluxos III - Planeamento e controlo CP6: Gestão da capacidade CP7: Gestão de materiais CP8: Teoria das restrições CP9: Gestão da Cadeia de Abastecimento CP10: Sistemas Lean. CP11: Gestão da Qualidade.
Método de Avaliação
A avaliação das UC poderá ser feita em duas modalidades: OPÇÃO 1: avaliação ao longo do semestre Esta opção envolve dois instrumentos de avaliação: 1. Teste intercalar (prova escrita, individual) - 40% 2. Teste final (prova escrita, individual) - 60% Os alunos deverão obter uma classificação mínima de 8 valores no teste intercalar e no teste final para poderem ter aprovação na UC. A nota final de passagem é de 10 valores ou superior. OPÇÃO 2: avaliação por exame Teste escrito no final do semestre (prova escrita, individual) - 100% A aprovação é obtida com uma classificação de 10 valores ou superior.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 95.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Slack, N. e Brandon-Jones, A., 2019, Operations Management, 9ª Edição, Pearson:
Secundária
- Krajewski, L.J., Malhotra, M.K. e Ritzman, L.P., 2019, Operations Management ? processes and supply chains, 12ª edição, Pearson Jacobs. F. R. e Chase, R. B. 2014, Operations and supply chain management, 14ª edição, McGraw-Hill. Goldratt, E. e J. Cox, 1992, The Goal ? a process of ongoing improvement, 2ª edição revista, North River Press.: