Currículo
Modelos em Investigação de Mercados L5323
Contextos
Groupo: Gest - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Até ao final desta UC, os alunos deverão ter atingido os seguintes Objetivos de Aprendizagem (OA): OA1. Identificar os principais conceitos estatísticos na análise empírica; OA2. Compreender o conceito de redução de dimensionaliade dos dados e realizar Análise em Componentes Principais; OA3. Compreender os princípios da segmentação e realizar análise de clusters OA4. Reflectir e discutir sobre a integração de métodos estatísticos em projectos de investigação concretos; OA5. Incorporar no seu projecto de investigação, abordagens, conceitos, ferramentas analisadas e discutidas nas aulas.
Programa
Na Unidade Curricular serão abordados os seguintes Conteúdos Programáticos (CP): CP1. Modelação quantitativa em Marketing Research CP2. Principais conceitos de Estatística descritiva e inferencial (testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos) CP3. REdução da dimensionalidade dos dados com recurso a Análise em Componentes Principais CP4. Segmentação com recurso a Análise de Clusters (métodos hierárquicos e não hierárquicos)
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre ou avaliação por exame. A avaliação ao longo do semestre inclui a realização de: - um teste escrito individual (60%); - um trabalho de grupo (40%). A avaliação ao longo do semestre exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas. São aprovados os alunos que obtenham classificação média final mínima de 10 valores, desde que em nenhuma das componentes obtenham nota inferior a 7,5 valores. A Avaliação por Exame (100%) inclui: - um teste escrito individual (60%); - um exame em computador, com recurso ao SPSS (40%). São aprovados os alunos que obtenham classificação média final mínima de 10 valores, desde que em nenhuma das componentes do exame obtenham nota inferior a 7,5 valores. A escala de avaliação é de 0 a 20 valores. Classificações iguais ou superiores a 18 valores poderão ser sujeitas a defesa oral.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- - A Concise Guide to Market Research: The Process, data and Methods using IBM SPSS statistics (2014), 2nd edition, Marco Sarstedt and Eric Mooi, Springer - Market Research: The Process, Data and Methods using STATA (2017), Eric Mooi, Marco Sarstedt and Irma Mooi Ren, Springer:
Secundária
- Course notes provided by the lecturer, and made available in the Moodle platform.: