Currículo

Criatividade e Inovação L6045

Contextos

Groupo: Gest - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres

Groupo: Gest - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares de Transição > Optativas Livres > Optativas para o 3.º Ano - 2.º Semestre

Groupo: Gest - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres

Groupo: Gest - 2009 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares de Transição > Optativas Livres > Optativas para o 3.º Ano - 1.º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Reconhecer o mercado europeu como uma entidade única 2. Reconhecer e negociar ou resolver problemas enfrentados por empresas nascentes ou existentes na envolvente europeia 3. Identificar oportunidade e aplicar pensamento criativo através de um conjunto de técnicas e competências para resolução criativa de problemas 4. Aplicar pensamento crítico aos diferentes estádios de desenvolvimento da prática empreendedora 5. Avaliar e investigar uma ideia empreendedora e apresentá-la com entusiasmo quer escrita quer oralmente 6. Trabalhar com eficácia num grupo internacional/intercultural

Programa

I - PROCESSO DE IDEAÇÃO 1. Primeira formulação da ideia; 2. Formação de equipas virtuais entre as diferentes universidades através de um Team Card II - DINÂMICA E LIDERANÇA DE GRUPOS VIRTUAIS E CONSTRUÇÃO DE REDES 1. Seminário: Dinâmica e Liderança de Grupos Virtuais e Construção de Redes 2. Apresentações culturais individuais; 3. Análise e avaliação das diferentes ideias III - MARKETING & INOVAÇÃO; DECISÃO 1. Seminário: Marketing & Inovação 2. Decisão sobre o conceito a desenvolver (análise SWOT) IV - PRIMEIRA AVALIAÇÃO DA IDEIA 1. Apresentação local da visão; 2. Partilha online do feedback obtido; V - O MERCADO EUROPEU Seminário VI - PENSAMENTO CRÍTICO Seminário VII - SEGUNDA AVALIAÇÃO DA IDEIA 1. Apresentação das ideias a um convidado externo; 2. Partilha do feedback com o grupo virtual 3. Integração do feedback na proposta de valor VIII - APRESENTAÇÃO FINAL DAS PROPOSTAS DE VALOR PERANTE UM JÚRI LOCAL

Método de Avaliação

Individual: - Apresentação cultural: 15% - Apresentação da ideia: 20% - Apresentação oral da Proposta de Valor: 20% De grupo: - Criação da apresentação da ideia: 20% - Relatório escrito da Proposta de Valor: 25%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 113.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • www.economist.com/: Um dos melhores semanários económicos ingleses com muitos links úteis. www.babson.edu/: O Babson College é o centro por excelência do ensino do empreendedorismo nos Estados Unidos. O portal é muito útil e tem muitos links a outros portais igualmente importantes. www.janelanaweb.com: este portal tem um espaço dedicado ao empreendedorismo. E ainda: www.springwise.com www.creax.com Além disso recomenda-se: A UC Criatividade e Inovação criou um conjunto de bibliografia de apoio da autoria dos docentes envolvidos, que está disponível na plataforma Blackboard :

Secundária

  • Frontiers of Entrepreneurship Entrepreneurship Theory and Practice Babson Entrepreneurial Review ? Revistas Especializadas: ? Bhide, Amar (2000) ?The Origin and Evolution of New Businesses?, Oxford University Press ? Drucker, Peter (1985) ?Innovation and Entrepreneurship?, Harper & Row :

Disciplinas de Execução

2010/2011 - 1º Semestre

2011/2012 - 1º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre