Currículo
Macroeconomia Internacional 03167
Contextos
Groupo: Gest - 2009 > 1º Ciclo > Optativas > Livres
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá: OA1.Compreender as relações entre taxas de câmbio, taxas de juro e moeda num contexto de economia aberta, tanto no curto como no longo prazo. OA2.Compreender os efeitos reais na economia dos mercados cambial e monetário internacionais. OA3.Compreender os instrumentos de política macroeconómica e os seus efeitos na economia nacional e internacional.
Programa
Parte I - Taxas de câmbio e macroeconomia em economia aberta CP1.Taxas de câmbio e mercado cambial: a taxa de câmbio como um ativo CP2.Moeda, taxas de juro e taxas de câmbio CP3.Preços e taxa de câmbio no longo prazo CP4.Produto e taxa de câmbio no curto prazo CP5.Taxas de câmbio fixas e intervenção cambial Parte II - Política macroeconómica internacional CP6. O sistema monetário internacional: uma abordagem histórica
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre da UC é efetuada através de: - Teste intermédio (40%) - Exame final (60%) - A participação no exame final é condicional à obtenção de uma nota superior ou igual a 7,5 valores no teste intermédio. - O aluno deverá registar uma assiduidade igual ou superior a 67% para estar considerado em avaliação contínua. - Avaliação Final - Um exame final a valer 100% da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 113.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Krugman, Paul R.; Obstfeld, Maurice, Melitz, M., International Economics: Theory and Policy, 12th edition, 2022, Pearson, Schmitt-Grohé, S.; Uribe, M.; Woodford, M., International Macroeconomics, A Modern Approach, 2022, Princeton University Press,:
Secundária
- - Ao longo do semestre a equipa docente poderá também distribuir pelos alunos outros textos relacionados com pontos específicos do programa e que visam estimular a discussão em aula. - During the semester the teachers may also distribute to students other documents related to specific points of the program, which aims to stimulate discussion in class.: