Currículo

Gestão de Recursos Humanos para Juristas 00838

Contextos

Groupo: Direito das Empresas e do Trabalho > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Direito do Trabalho

ECTS

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar o impacto do contexto, da estrutura e estratégia sobre o desempenho individual e organizacional OA2. Identificar os antecedentes principais do desempenho individual no trabalho OA3. Identificar as principais práticas de GRH e sua relação com o desempenho.

Programa

CP1. Evolução, contextos e desafios da Gestão de Recursos Humanos CP2. GRH e desempenho individual e organizacional CP3. As atividades e processos da GRH

Método de Avaliação

1. A avaliação periódica Realização de um trabalho individual (70%) e de um trabalho de grupo (30%) 2. Avaliação final: Realização de provas finais/exame final (100%).

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 62.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Boselie, P. (2010), Strategic Human Resource Management. A Balanced Approach, Birkshire:McGraw-Hill Higher Education - Crawshaw, J., Budhwar, P. & Davis, a. (2014). Human Resource Management: Strategic & International Perspectives. London: SAGE. - Ferreira, A., Martinez, L. Nunes, F. e Duarte, H. (2015). GRH para Gestores. Lisboa: Editora RH. - Martinez, L., Ferreira, A. & Lopes, M. (2013). Gerir pessoas: Exemplos de Boas Práticas em Portugal. Lisboa: Edições Silabo.:

Secundária

  • Tyson & York (2000). Essentials of HRM. Oxford: Butterworth Heinemann - Williams, M., McDaniel, M.. e Nguyen, N. (2006). A Meta-Analysis of the Antecedents and Consequences of Pay Level Satisfaction. Journal of Applied Psychology, 91 (2), 392-413. Schwartz, S. H. (2006). Value orientations: Measurement, antecedents and consequences across nations. In Jowell, R., Roberts, C., Fitzgerald, R. & Eva, G. (Eds.) Measuring attitudes cross-nationally - lessons from the European Social Survey. London: Sage. - Sekiou, Blondin, Fabi, Peretti, Bayad, Alis e Chevalier (2009). Gestão dos Recursos Humanos. Lisboa, Instituto Piaget. Marin-Garcia, J., & Tomas, J. (2016). Deconstructing AMO framework: A systematic review. Intangible Capital, 12, 1040?1087 Cowling, A. e Mailer, C. (2003). Gerir Recursos Humanos. Porto: Publicações Dom Quixote. - Iddenkinge, C., Roth, P., Putka, D. e Lanivich, S. (2011). Are you interested? A meta-analysis of relations between vocational interests and employee performance and turnover. Journal of Applied Psychology, 96 (6), 1167-1194. - Kalinoski, Z., Steele-Johnson, D., Peyton, E., Leas, K., Steinke, J. e Bowling, N. (2013). A meta-analytic evaluation of diversity training outcomes. Journal of Organizational Behavior, 34, 1076-1104. Colquitt, J., Scott, B., Rodell, J., Long, D., Zapata, C., Conlon, D., & Wesson, M. 2013. Justice at the millennium, a decade later: A meta-analytic test of social exchange and affect-based perspectives. Journal of Applied Psychology, 98: 199-236 Caetano, A. e Vala, J. (2002). Gestão de Recursos Humanos - Contextos, Processos e Técnicas. Lisboa: Editora RH. Buller, P. F., & McEvoy, G. M. 2012. Strategy, human resource management and performance: Sharpening the line of sight. Human Resource Management Review, 22: 43-56:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre