Currículo

Planeamento e Avaliação de Educação e Formação 00504

Contextos

Groupo: Educação e Sociedade > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

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ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que os estudantes, no final do semestre: - Compreendam os conceitos de planeamento e de avaliação, aplicados ao desenho e desenvolvimento de organizações e programas educativos, em vários níveis de escala; - Distingam diferentes metodologias de planeamento e de avaliação, bem como os fundamentos, os instrumentos e as mais-valias principais que as caracterizam; - Conheçam as principais agências de planeamento e avaliação, no domínio educativo e da formação, nos níveis internacional, nacional e local; - Revelem capacidade de conceber e executar processos de planeamento e de avaliação, em contextos de educação e formação; - Tenham consciência das mais-valias (e dos desafios) do planeamento e da avaliação para o desenvolvimento de programas educativos e de formação.

Programa

Introdução - O que é planear e avaliar - Planeamento e avaliação da UC 1. Teorias e conceitos - Agentes, níveis de escala e objetos - Elementos e dimensões - Correntes do planeamento - Modelos de avaliação 2. Métodos e técnicas - Diagnóstico e Análise Prospetiva - Objetivos, metas e atividades - Envolvimento dos agentes: relações de poder - Estratégias: potenciar oportunidades, superar desafios - Previsão e gestão de recursos - Execução e monitorização - Avaliação: métodos e técnicas 3. Casos concretos - Agendas internacionais - Reformas e programas nacionais - Gestão dos profissionais - Rede, cartas educativas e planos municipais - Oferta de formação profissional - Construção e requalificação de escolas - Projetos de intervenção socioeducativa - Projetos e avaliação das escolas - Currículos, autonomia e inovação - Planear e avaliar em cenários críticos - A avaliação dos alunos e formandos Balanço das aprendizagens

Método de Avaliação

Avaliação contínua (assiduidade mínima de 7 aulas) a) Participação nas aulas, revelando compreender os conteúdos, realizar leituras solicitadas e desenvolver uma reflexão fundamentada (20%) b) Competências demonstradas nos trabalhos autónomos semanais, ao longo do semestre, sob orientação do professor (40%) c) Competências reveladas no ensaio final (por escrito, em vídeo e com discussão de grupo), realizado em grupo (40%) Participação oral e trabalhos escritos podem ser realizada em Português, Inglês ou Espanhol. Pode fazer exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Disciplinas de Execução

2009/2010 - 1º Semestre

2010/2011 - 1º Semestre

2008/2009 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre