Currículo
A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e as Políticas Públicas Nacionais e Internacionais de Inclusão das Pessoas com Deficiência PG_Conv
Contextos
Groupo: Estudos da Deficiência e Direitos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ob1 - Diagnosticar as problemáticas dos Direitos Humanos, da inclusão social, da Deficiência e das políticas de integração e inclusão das Pessoas com Deficiência; Ob2 - Interpretar as dimensões promotoras de inclusão nas políticas públicas; Ob3 - Elaborar programas/planos de inserção social para pessoas com deficiência; Ob4 - Aplicar as orientações especificas das convenções referentes à deficiência nos planos de integração social das pessoas com deficiência; Ob5 - Planear estratégias sustentáveis de integração social da pessoa com deficiência baseadas nos Direitos Humanos e na diversidade cultural.
Programa
I ? As convenções e Direitos Humanos sobre as Pessoas com deficiência: a) Conceitos e linguagem técnica; b) Proteção social, Cidadania e Vida Independente; c) O acesso aos direitos: barreiras e oportunidades; d) A dimensão cultural da deficiência no domínio ético-político. II- Direitos Humanos e políticas públicas para pessoas com deficiência: a) Bem-estar e qualidade de vida da pessoa com deficiência; b) Potencialidades das políticas públicas para a promoção de programa de inserção de pessoas com deficiência; c) Estratégias e modelos baseados no princípio da interprofissionalidade. III ? Metodologias colaborativas de inclusão das pessoas com deficiência: a) Abordagens integradas de inserção da pessoa com deficiência baseadas no princípio Eco-bio- psico-Social; b) Inclusão, reabilitação psicossocial e integração social da pessoa com deficiência; c) Deficiência e inovação Social.
Método de Avaliação
A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- -Rodrigues, Maria de Lurdes (Coord.) (2014). Exercícios de Análise de Políticas Públicas. INCM ISCTE ? Instituto Universitário de Lisboa. - Sousa, Liliana, and Sofia Rodrigues. 2012. The collaborative professional: Towards empowering vulnerable families. Journal of Social Work Practice 26: 411?25.. - Saar-Heiman, Yuval, Michal Krumer-Nevo, and Maya Lavie-Ajayi. 2017. Intervention in a real-life context: therapeutic space in poverty-aware social work. British Journal of Social Work 48: 321?38. -Evenboer, K. Els, Sijmen A. Reijneveld, and Danielle E. M. Jansen. 2018. Improving care for multiproblem families: Context-specific effectiveness of interventions. Children and Youth Services Review 88: 274?85. -Drisko, James. 2017. Active collaboration with clients: An underemphasized but vital part of evidence-based practice. Social Work 62: 114?21. - Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: https://www.inr.pt/convencao-sobre-os-direitos-das-pessoas-com-deficiencia.:
Secundária
- -Sousa, Liliana, and Tânia Costa. 2010. The multi-professional approach: Front-line professionals? behaviours and interactions. International Journal of Social Welfare 19: 444?54. doi:10.1111/j.1468-2397.2009.00693x. --Sousa, Liliana, Cláudia Ribeiro, and Sofia Rodrigues. 2007. Are practitioners incorporating a strengths-focused approach when working with multi-problem families? Journal of Community & Applied Social Psychology 17: 53?66. doi:10.1002/casp.875. -Pereirinha, José. A. (2008) Política Social. Formas de Actuação no Contexto Europeu. Lisboa. Ed. Universidade Aberta. -Pereirinha, José. A. (1997) Welfare States and anti-povrety regimes: the case of Portugal.in Southern European Welfare States. Between crisis and reform. Rhodes, M (ed). 198-239. Londres. ED. Frank Cass. -Nascimento, P e F, Melazzo E S (2013), ?Território: Conceito estratégico na assistência social?, Serviço Social em Revista, VoL. 16, Nº.1, 66-88, Universidade Federal de Londrina, Londrina - Mondolfo, P. (2005). Conduire le développement social, Paris, Dunod. - Lee, Judith A. B. (2001), The Empowerment Approach to Social Work Practice. New York. Columbia University Press. - Lavee, Einat, and Roni Strier. 2018. Social workers? emotional labour with families in poverty: Neoliberal fatigue? Child & Family Social Work 23: 504?12. doi:10.1111/cfs.12443 1221. doi:10.3389/fpsyg.2017.01221. -Ferreira, J.; Rocha, H.B.; Ferreira, P.; Perez, P. A. (2016) Derechos Humanos y Justicia Social en la formacion en trabajo social , Enrique Pastor Seller, Esther Raya Diez Trabajo social, derechos humanos e innovación social, DUO Estudios Aranzadi (junho, 2016) - ISBN: 978-84-9135-059-0 - Bachler, Egon, Alexander Fruehmann, Herbert Bachler, Benjamin Ass, Marius Nickel, and Guenter K. Schiepek. 2017. Patterns of change in collaboration are associated with baseline characteristics and predict outcomes and dropout rates in treatment of multi-problem families. A validation study. Frontiers in Psychology 8::