Descrição

2025/2026 + Info

Breve Introdução

Há muito que o Iscte desenvolve atividades de investigação científica e extensão universitária sobre as questões da deficiência e das políticas de integração social de pessoas com deficiência, tendo acumulado um vasto património nesse domínio. Mais recentemente, incorporou entre os investigadores do CIES-Iscte um investigador doutorado que é, simultaneamente, um especialista nessas matérias e um ativista em instituições de pessoas com deficiência. O Iscte acumulou, ao longo da sua história, um capital científico muito considerável. Além disso, possui nos seus quadros vários docentes com um vasto currículo na área.
O mestrado é um projeto inovador em Portugal e terá certamente acolhimento junto dos potenciais interessados, pois insere-se numa nova abordagem no que respeita às políticas públicas e serviços de apoio para as pessoas com deficiência diz respeito. Trata-se de uma abordagem inclusiva, centrada nos valores da Declaração Universal dos Direitos Humanos, promotora da cidadania, de base comunitária e em linha com os princípios da recente Estratégia Europeia para a Deficiência 2021-2030.
A rede de entidades públicas, privadas e solidárias que trabalha no campo da reabilitação e integração de pessoas com deficiência, incluindo as associações representativas do setor, é vasta e emprega um número alargado de quadros com formação superior com qualificações e experiência de trabalho. Trata-se, de maneira geral, de pessoas que procuram a formação contínua, mas não encontram disponível oferta de formação académica pós-graduada adequada às suas expectativas. Por outro lado, muitos jovens licenciados em diferentes áreas científicas e profissionais procuram domínios inovadores de formação pós-graduada, como o presente mestrado. O Iscte está, assim, em muito boas condições para responder a essa procura potencial como uma oferta de qualidade, assente na excelência da investigação, no conhecimento das práticas e das políticas, e com experiência pedagógica, de modo a poder transformar esta curso numa referência nacional e internacional.
O projeto irá potenciar uma estreita ligação entre a academia e um conjunto vasto quer de instituições sociais privadas na área da deficiência, quer de entidades do setor público (administração central, supra concelhia e local), com vista ao estabelecimento de parcerias de colaboração.
O mestrado propõe uma ligação direta entre o ensino e a investigação, uma vez que se encontra igualmente previsto o aprofundamento e consolidação de uma linha de investigação neste domínio científico no iscte, bem como estudar-se-á a eventual criação de um núcleo de conhecimento de referência em “disability studies” coordenado pelo iscte, o qual poderá promover projetos de investigação nacionais e internacionais, dinamizar conferências nacionais e internacionais, publicar uma revista, organizar wokshops, entre outras iniciativas.

Objectivos

São objetivos gerais para o Mestrado:

- Apoiar as instituições que trabalham na área da deficiência através da qualificação de quadros (atuais profissionais e jovens estudantes) na transição de modelos de intervenção assistencialistas para modelos de intervenção baseados na comunidade, na autonomia, na capacitação, no desenho de utilização universal e nos Direitos Humanos;
- Apoiar profissionais de entidades da administração central, supraconcelhia e local do Estado com intervenção nas políticas sociais, bem como profissionais do setor privado/lucrativo interessados em implementar projetos inclusivos e promotores dos direitos humanos das pessoas com deficiência;
- Desenvolver a área dos Estudos da Deficiência na oferta académica em Portugal no campo das ciências sociais;
- Criar massa crítica que suporte o desenvolvimento da investigação na área dos Estudos da Deficiência e a prestação de apoio às entidades responsáveis pela governação do setor em Portugal.

Coordenadores

Luís Manuel Antunes Capucha