Currículo

Desigualdades Sociais Contemporâneas M8065

Contextos

Groupo: Estudos da Deficiência e Direitos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os estudantes que completem com sucesso esta UC serão capazes de: OA1. Identificar dimensões e processos principais das desigualdades sociais contemporâneas; OA2. Explicar teoricamente e ilustrar empiricamente as interseções de desigualdades; OA3. Relacionar teoricamente conceções de justiça social e desigualdades sociais contemporâneas; OA4. Comparar desigualdades sociais em países desenvolvidos, emergentes e menos desenvolvidos; OA5. Analisar processos e tendências das desigualdades globais, fundamentando teórica e empiricamente; OA6. Utilizar metodologicamente principais indicadores, medidas e categorizações de desigualdades; OA7. Utilizar bases de dados eletrónicas com indicadores de desigualdades de âmbito global.

Programa

CP1. Problemática das desigualdades: perspetivas de análise e debates atuais CP2. Teoria: desigualdades sociais em contexto de globalização CP3. Metodologia: indicadores, medidas e categorias de desigualdades CP4. Desigualdades de recursos e oportunidades (rendimento, riqueza, educação, trabalho) CP5. Desigualdades vitais e existenciais (longevidade e saúde; discriminações de género e étnico-raciais) CP6. Interseções de desigualdades e mobilidade social CP7. Desigualdades, justiça social e políticas públicas CP8. Desigualdades na Europa: integração ou divergência? CP9. Desigualdades no mundo: casos, tendências e comparações CP10. Desenvolvimento humano, desigualdades globais e alterações climáticas

Método de Avaliação

A avaliação da unidade curricular "Desigualdades Sociais Contemporâneas" é estruturada para refletir o desenvolvimento das competências teóricas, metodológicas, operatórias e relacionais dos estudantes ao longo do semestre, através de uma combinação de atividades em grupo e individuais. A avaliação ao longo do semestre está dividida em três componentes principais: 1. Atividade em Grupo (50%) a. Apresentações em Sala de Aula dos Temas Selecionados (30%) • Descrição: Os estudantes selecionam um tema do seu interesse tendo em conta os conteúdos programáticos da UC. Com base nos recursos disponibilizados pelo/a docente, já organizados em equipas de acordo com o tema que elegeram, devem preparar uma proposta de aprofundamento do tema e debate-la com o/a docente numa tutoria de preparação da aula prática, em grupo, explorando diferentes perspetivas teóricas e empíricas. Em aula, as apresentações são avaliadas com base na clareza, organização, profundidade da análise e capacidade de resposta às perguntas de colegas e docente. • Objetivo: Esta atividade visa desenvolver competências de investigação, análise crítica e comunicação, alinhadas com os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA4 e OA5. A sua concretização implica, necessariamente a presença em aula. b. Comentários às Apresentações de Colegas (20%) • Descrição: Durante as apresentações, os estudantes são incentivados a participar ativamente, fazendo comentários construtivos e perguntas pertinentes. Esta componente avalia competências de pensamento crítico teórica e/ou empiricamente fundamentado sobre o trabalho de colegas, promovendo um ambiente de aprendizagem colaborativo. Um dos grupos entretanto constituídos é nomeado relator do debate, ficando encarregue de produzir um relatório escrito a enviar à/ao docente e colegas que fizeram a apresentação. • Objetivo: Esta atividade reforça a capacidade de análise crítica e a colaboração, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem OA3 e OA6. A sua concretização implica, necessariamente, a presença na aula. 2. Teste Escrito com Consulta (50%) a. Aprofundamento de um Tema do programa, segundo um enunciado (50%) • Descrição: No final do semestre, cada estudante realiza um teste escrito com consulta. Este teste avalia a capacidade de aplicação de conhecimentos teóricos e metodológicos adquiridos. • Objetivo: Esta componente visa avaliar a compreensão aprofundada dos temas estudados, a capacidade de síntese e a aplicação prática dos conhecimentos, alinhando-se com os objetivos de aprendizagem OA1, OA2, OA3, OA5, OA6 e OA7. Condições base para a Avaliação ao Longo do Semestre • Para obter aprovação na unidade curricular, os estudantes devem alcançar uma média ponderada mínima de 10 valores, não podendo ter menos de 8 valores em nenhuma das componentes de avaliação. Avaliação final (100%) • Exame escrito presencial de resposta a um enunciado definido pela equipa docente.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

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Secundária

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Disciplinas de Execução

2024/2025 - 2º Semestre