Currículo
Políticas Gerais e Políticas Setoriais para A Inclusão das Pessoas com Deficiência I: Políticas de Educação, Formação e Emprego PG_PG_I
Contextos
Groupo: Estudos da Deficiência e Direitos Humanos > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
- Compreender a evolução das políticas de Educação, Formação e Emprego para as pessoas em situação de deficiência, com relevância para a transnacionalização dessas políticas; -Desenvolver a capacidade de análise e crítica das políticas para a inclusão das pessoas com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego -Consolidar os conhecimentos para a conceção e implementação das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego nos domínios técnico e instrumental
Programa
1. Evolução histórica e tendências atuais das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego 2. O quadro das políticas para a inclusão da pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego no contexto internacional 3. As políticas para a pessoa com deficiência nas áreas da Educação, Formação e Emprego: Inclusão e Emancipação? 4. Desafios na educação inclusiva, nas perspetivas da formação e na inserção no mercado de trabalho 5. A execução das políticas: Boas práticas na inclusão da pessoa com deficiência nas areas da Educação, Formação e Emprego
Método de Avaliação
A unidade curricular aplica o regime de avaliação periódica, consistente na realização de um trabalho escrito individual sobre um tema do programa. Alternativamente, ou em caso de insucesso na avaliação periódica, a avaliação constará de um exame final escrito que incidirá sobre todas as matérias do programa.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 129.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Pedroso, Paulo (coord), (2008), Modelos de Protecção Social na Incapacidade ? Um Desafio Estrutural na Integração das Pessoas com Deficiência e Incapacidade ? Relatório Final Martins, B. S. & Fontes, F. (2016). Deficiência e emancipação social. Para uma crise da normalidade. Almedina. French, Sally (2011), Working with Disabled People in policy and practice, Palgrave Macmillan Fontes, F. (2016) Pessoas com deficiência em Portugal, Lisboa, Fundação Francisco Manuel dos Santos Fontes, F. (2009). Pessoas com deficiência e políticas sociais em Portugal: Da caridade à cidadania social, Revista Crítica de Ciências Sociais, 86, 73-93. European Comission (2018). Access to quality education for children with special educational needs. European Platform for Investing in Children (EPIC) Broderick, A. (2019). International and European Disability Law and Policy: Text, Cases and Materials (Law in Context), Cambridge University Press:
Secundária
- Warnock Report (1978) Special Educational Needs: Report of the Committee of Enquiry into the Education of Handicapped Children and Young People. Disponível em: http://www.educationengland.org.uk/documents/warnock/warnock1978.html#00a UNESCO (2005). Orientações para a inclusão: Garantindo o Acesso à Educação para Todos. Disponível em: https://apcrsi.pt/dossiers_old/inclusao/orientacoes_para_a_inclusao_unesco.pdf UNESCO (1994). Declaração de Salamanca. Disponível em: http://www.pnl2027.gov.pt/np4Admin/%7B$clientServletPath%7D/?newsId=1011&file Name=Declaracao_Salamanca.pdf Portugal, Sílvia; Alves, Joana Pimentel; Ramos, Luís Moura; Martins, Bruno Sena; Hespanha, Pedro (2014), ?Os custos da deficiência: Uma avaliação para as políticas públicas e as famílias?, in Hernâni Veloso Neto e Sandra Lima Coelho (orgs.), Responsabilidade Social, Respeito e Ética na Vida em Sociedade. Porto: Civeri, 93-119. Pinto, Paula Campos (2018). From Rights to Reality: Of Crisis, Coalitions, and the Challenge of Implementing Disability Rights in Portugal, Social Policy and Society, 17(1): 133-150. (online) Disponível em: https://www.cambridge.org/core/services/aop-cambridge-core/content/view/99851CAB57B130D348391C8E499EFF94/S1474746417000380a.pdf/from_rights_to_reality_of_crisis_coalitions_and_the_challenge_of_implementing_disability_rights_in_portugal.pdf ODDH (2019). Pessoas com deficiência em Portugal- Indicadores de Direitos Humanos 2019. ISCSP.: http://oddh.iscsp.ulisboa.pt/index.php/pt/2013-04-24-18-50-23/publicacoes-dos-investigadores-oddh/item/442-relatorio-oddh-2019 Neto, A., Ávila, É., Sales, T., Amorim, S., Nunes, A., & Santos, V. (2018). Educação inclusiva: uma escola para todos. Rev. Educação Especial, 31 (60), 81-88. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X Maset, P. (2011). Aulas Inclusivas e aprendizagem cooperativa. Em David Rodrigues (org.), Educação Inclusiva dos conceitos às práticas de formação (2.ª ed.). Instituto Piaget, Horizontes Pedagógicos Garner, P. 2009. Special educational needs: the key concepts. London: Routledge Garcia, E. et al (2015), Disability and Human Rights: Global perspectives, Palgrave Frederickson, N. and Cline, T. 2015. Special educational needs, inclusion and diversity [Online] 3rd ed Maidenhead: Available from: https://leeds.primo.exlibrisgroup.com/permalink/44LEE_INST/5rdkl9/alma991010770639705181 DGE, (2018). Para uma Educação Inclusiva ? Manual de apoio à prática, Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE). Barnes, C. et al (2011) Exploring Disability, Cambridge, Polity Press Armstrong, F. (2014). Educação inclusiva: culturas escolares, ensino e aprendizagem. Em Felicity Armstrong e David Rodrigues (org.), A educação nas escolas (pp. 13-29). Fundação Francisco Manuel dos Santos.: