Currículo

Tecnologias de Informação para Hotelaria e Turismo 01952

Contextos

Groupo: Gestão de Hotelaria e Turismo - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Programa

CE 1. O Comércio electrónico 2. Mercados electrónicos 3. E-tailing 4. Comportamento do Consumidor Online e Estudos de Mercados 5. Publicidade na Internet CRM 1. Clustering: segmentar turistas potenciais em diferentes clusters 2. Market Basket Analysis: desenvolver e melhorar pacotes turísticos 3. Modelos de aquisição: identificar turistas potenciais com probabilidade de resposta a campanhas de direct mail 4. Retenção: manter uma relação de fidelização do cliente 5. Customer Lifetime Value: prever o valor potencial de cada cliente SIG 1. Sistemas de Informação Geográfica 2. Aplicação de SIGs ao Turismo

Método de Avaliação

CE - teste individual (mínimo de 8 valores): 50% - trabalhos de grupo (mínimo 10 valores): 50% (mínimo de 80% de presença nas aulas) CRM - caso prático (mínimo de 8 valores): 40% - apresentação de trabalho (mínimo 10 valores): 60% (mínimo de 80% de presença nas aulas) SIG - Exercícios: 40% - Trabalho: 60%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • . Fred L. Miller, GIS Tutorial for Marketing, Environmental Systems Research Institute Inc.,U.S., ISBN-10: 1589480791, EAN: 9781589480797, 432 pp, Publication date: 15 May 2007, . Paul A. Longley, Mike Goodchild, David J. Maguire, David W. Rhind, Geographic Information Systems and Science, 3rd Edition, ISBN 978-0-470-72144-5, August 2010, (C)2011, Paperback, 560 pages, Wiley Geographical Information Systems (GIS) Competing on Analytics. Davenport & Harris. Harvard Business School Press. 2007 Mastering Data Mining: The Art and Science of Customer Relationship Management - Michael J. A. Berry & Gordon S. Linoff. Wiley Books 4. Min, H. K., Min, H. S. & Emam, A. 2002. A data mining approach to developing the profiles of hotel customers. International Journal of Contemporary Hospitality Management, 14(6), 274-285. 3. Koh, H, Gervais, G. (2006). Using Data Mining for Travel and Tourism Research. International Conference on Business and Information. Singapore. 2. Pongsak H. Sunil S., (2008). Application of data mining techniques in the on-line travel industry: A case study from Thailand, Marketing Intelligence & Planning, 26 (1), 60 ? 76 1. Ngai, E.W.T.,Xiu, Li, Chau, D.C.K. (2009). Application of data mining techniques in customer relationship management: A literature review and classification. Expert Systems with Applications 36, 2592?2602 Papers Customer Relationship Management (CRM) Turban, Efraim, Jae K. Lee, David King, Ting Peng Liang, Deborah Turban (2010) Electronic Commerce: A Managerial Perspective. Prentice Hall, New Jersey, USA. Electronic Commerce (EC) :

Secundária

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 2º Semestre