Currículo

Turismo de Compras e Gestão de Retalho de Luxo 03442

Contextos

Groupo: Gestão de Hotelaria e Turismo - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar as principais características dos mercados de luxo OA2. Analisar o consumo e a experiência do consumidor de luxo OA3. Compreender os modelos de negócio para as marcas de luxo OA4. Ajuizar o turismo de compras OA5. Elaborar estratégias para gerir retalho de luxo

Programa

[I] Gestão de retalho de luxo 1. Criação de valor e estratégias de competitividade 2. Estrutura do mercado por indústria 3. Noção de produtos de luxo 4. Cultura e apropriação cultural [II] Turismo de compras 5. Tendências nos mercados de luxo 6. Modelos de distribuição para o retalho de luxo 7. Comportamento do consumidor e experiência de compra 8. Turismo de compras e eventos

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Teste escrito individual - 50% (nota mínima 8,5); Trabalhos de Grupo- 50% (nota mínima 10); A assiduidade mínima é de 2/3 das aulas. Avaliação por exame: Teste escrito - 100% (nota minima 10)

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 120.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Berghaus, B., Müller-Stewens, G., & Reinecke, S. (Eds.). (2018). The management of luxury: an international guide. Kogan Page Publishers.:

Secundária

  • Turunen, L. L. M., & Pöyry, E. (2019). Shopping with the resale value in mind: A study on second-hand luxury consumers. International Journal of Consumer Studies, 43(6), 549-556. Iloranta, R. (2019). Luxury tourism service provision-Lessons from the industry. Tourism Management Perspectives, 32, 100568. Brochado, A., Oliveira, C., Rita, P., & Oliveira, F. (2019). Shopping centres beyond purchasing of luxury goods: a tourism perspective. Annals of Leisure Research, 22(4), 484-505. Hung, K., Ren, L., & Qiu, H. (2021). Luxury shopping abroad: What do Chinese tourists look for?. Tourism Management, 82, 104182.:

Disciplinas de Execução

2018/2019 - 2º Semestre