Currículo
Análise de Dados em Hotelaria e Turismo 03172
Contextos
Groupo: Gestão de Hotelaria e Turismo - 2018 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Ao concluir a Unidade Curricular, o estudante deverá ser capaz de: OA1. Avaliar a qualidade dos dados (casos omissos e outliers), listar os padrões dos dados descritivos (estatísticas básicas, transformação de variáveis e relações entre pares de atributos), detectar propriedades de sub-populações de dados significativos, segmentar sujeitos de acordo com várias técnicas de clustering, e identificar padrões ou tendências dos dados, reproduzindo-os na realização de exercícios OA2: Interpretar os resultados decorrentes de técnicas de sumarização dos dados. OA3. Diferenciar os métodos de redução da dimensionalidade dos dados e de segmentação dos sujeitos e escolher os métodos mais adequados a um determinado problema. OA4. Identificar as variáveis adequadas e aplicar o modelo de regressão linear múltipla a casos reais na área da Hotelaria e Turismo.
Programa
CP1: Introdução à Análise de Dados Qualidade dos dados CP2: Revisões da Análise Descritiva Univariada e Bivariada CP3: Revisões da Análise Inferencial CP4: Análise Descritiva Multivariada 4.1 Métodos de redução da dimensionalidade dos dados de input: Análise de Componentes Principais (ACP), CatPCA, e Análise de Correspondências Múltiplas (ACM). 4.2 Métodos de Segmentação: Hierárquico, k-Means e Two-Step Clustering. CP5: Análise Preditiva Multivariada – modelo de regressão linear múltipla CP6: Aplicações com o software IBM SPSS Statistics.
Método de Avaliação
Avaliação ao longo do semestre: a) Trabalho de grupo (40%) b) Teste individual (60%) Nota mínima de 8,5 valores em cada componente de avaliação. A avaliação ao longo do semestre exige a presença em pelo menos 2/3 das aulas. Avaliação por exame: a) Exame teórico-interpretativo (60%) b) Exame prático em SPSS (40%) Nota mínima de 8,5 valores em cada componente de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- [1] Sarstedt, M., and Mooi, E., (2019) A Concise Guide to Market Research: Process, Data, and Methods using IBM SPSS Statistics, 3rd ed., Berlin: Springer Verlag GmbH. https://doi.org/10.1007/978-3-662-56707-4 [2] Veal, Anthony James, (2018). Research methods for leisure and tourism. Pearson UK, 5th Ed., 2018. ISBN: 1292115297, 9781292115290 [3] Hair, J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. (2019). Multivariate data analysis. Cengage. Hampshire, United Kingdom. ISBN: 1473756545, 9781473756540:
Secundária
- [1] Field, A. (2024). Discovering Statistics Using IBM SPSS Statistics, 6th ed., SAGE, 2024. ISBN: 9781526445780 [2] Dwyer, L., Gill, A., Seetaram, N. (2012), Handbook of Research Methods in Tourism, Edward Elgar. ISBN: 978 1 78195 595 6. eBook for individuals 978 1 78100 129 5: