Currículo

Seminário de Investigação em Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional 02891

Contextos

Groupo: Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Saber definir um problema e objectivos de investigação e optar por diferentes métodos para a sua resolução OA2. Formular hipóteses de investigação e escolher variáveis que possibilitem o teste das hipóteses OA3. Efectuar pesquisas bibliográficas, em diferentes fontes, relevantes e fiáveis para o estudo OA4. Utilizar técnicas de recolha de dados que respeitem os critérios aceites de validade e fiabilidade OA5. Seleccionar estratégias de análise de dados adequadas OA6. Escrever um projecto usando um estilo de escrita científico

Programa

CP1 Introdução - Diferenças entre o conhecimento científico e o senso comum CP2. Processos fundamentais de investigação - Fases de investigação - Revisão de literatura - Formulação do problema - Definição de objectivos de investigação - Conceptualização das variáveis e das suas relações CP3. Recolha de Dados - Técnicas de recolha de dados - Tratamento de informação secundária - Investigação em ambiente organizacional CP4. Análise de Dados - Escolha das técnicas de análise de dados CP5. Comunicação - organização e redacção do relatório

Método de Avaliação

O objetivo é que cada aluno desenvolva uma primeira versão do seu projeto/ dissertação de mestrado (100%). Alunos que estejam em avaliação periódica devem realizar três trabalhos e entregar nas aulas de acordo com um calendário definido no início do semestre. Estas avaliações têm as seguintes ponderações: 1º trabalho - 20% 2ª trabalho - 40% 3ª trabalho - 40%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 126.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Saunders, M., Lewis, P., & Thornhill, A. (2019) (8th Edition). Research methods for business students. Harlow: Prentice Hall. Sandberg, J., & Alvesson, M. (2010). Ways of constructing research questions: gap-spotting or problematization? Organization, 18(1), 23-44. doi:10.1177/1350508410372151 Porter, L. W., & Schneider, B. (2014). What Was, What Is, and What May Be in OP/OB. Annual Review of Organizational Psychology and Organizational Behavior, 1(1), 1-21. doi:10.1146/annurev-orgpsych-031413-091302 Anderson, V. (2009). Research Methods in Human Resource Management. London: CIPD:

Secundária

  • Rousseau, D. M., & Barends, E. G. R. (2011). Becoming an evidence-based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21(3), 221-235. doi:10.1111/j.1748-8583.2011.00173.x Hart, C. (1999). Doing a literature review: Releasing the social science research imagination. London: Sage Publications. Glasman-Deal, H. (2009). Science Research Writing for Non-Native Speakers of English. doi:10.1142/p605:

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2015/2016 - 1º Semestre

2016/2017 - 1º Semestre

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre