Currículo
Gestão Estratégica e Internacional de Recursos Humanos 03350
Contextos
Groupo: Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional > 2º Ciclo > Parte Escolar > Tronco Comum
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Distinguir as condições nas quais a competitividade organizacional está associada às práticas e sistemas de GRH OA2. Avaliar os diferentes modos de analisar as relações entre a GRH e o desempenho organizacional OA3. Avaliar as diferenças nos modos de gestão de RH decorrentes dos diversos ambientes e desafios estratégicos internacionais com os quais as organizações se confrontam OA4. Formular estratégias de GRH tendentes a maximizar o desempenho individual e organizacional em diferentes ambientes competitivos
Programa
CP1. GRH e organizações: das práticas de GRH à performance CP2. Diferentes tipos de alinhamento: horizontal, vertical e temporal CP3. GRH e capacidades organizacionais: clima de serviço, coordenação relacional CP4. GRH e capacidades dinâmicas: ambidextria, mindfulness organizacional CP5. O Impacto da cultura organizacional e do território CP6. Comunicação geral e específica com colaboradores internacionais CP7. Gerir expatriação e diversidade nas formas de trabalho internacional CP8. Globalização da GRH organizacional
Método de Avaliação
A avaliação ao longo do semestre implica: um teste (60%); um trabalho de grupo (40%). Os alunos que não realizem alguma destas componentes da avaliação, que obtenham nota inferior a 7,5 na componente individual ou que tenha uma taxa de presença nas aulas inferior a 80% deverão submeter-se a avaliação final (exame que conta 100% da nota final).
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Weick, K. and Sutcliffe, K. (2015). Managing the unexpected: Sustained performance in a complex world. New Jersey: John Wiley & Sons. Nakata, C. (2009). Beyond Hofstede. Palgrave Macmillan. Morrison, T. and Conaway, W. (2006). Kiss, bow or shake hands. Adams Media. Schneider, B. et al. (2006). The climate of service: A review of the construct with implications for achieving CLV goals. Journal of Relationship Marketing, 5, 2/3, 1111-132. O?Reilly, C. A., & Tushman, M. L. (2004). The ambidextrous organization. Harvard Business Review, 82(4), 74-83. Gittell, J. (2011). New direction for relational coordination theory. In Cameron & Spreitzer (Eds), The Oxford handbook of positive organizational scholarship. Oxford University Press. Brewster, C., et al. (2016). International human resource management. Kogan Page Publishers.:
Secundária
- Bolton, R., Logan, C., & Gittell, J. H. (2021). Revisiting relational coordination: A systematic review. The Journal of Applied Behavioral Science, 1-33. Collins, C. (2021). Expanding the resource-based view model of strategic human resource management. International Journal of Humana Resource Management, 32(2) 331-358. Crawshaw, J., Budhwar, P., & Davis, A. (Eds.). (2020). Human resource management: Strategic and international perspectives. Sage. Hong et al. (2013). Missing Link in the service profit chain. Journal of Applied Psychology, 98, 2, 237-267. Jiang et. al. (2012). How does human resource management influence organizational outcomes? Academy of Management Journal, 55, 6, 1264-1294. Mehraein, V., Visintin, F & Pittino, D. (2023). The dark side of leadership: A systematic review of creativity and innovation. International Journal of Management Reviews, 25(4), 740–767. O’Reilly III & Tushman, M. (2013). Organizational ambidexterity: Past, present, and future. Academy of Management Perspectives, 27, 324–338. Sanders, K., & De Cieri, H. (2021). Similarities and differences in international and comparative human resource management: A review of 60 years of research. Human Resource Management, 60(1), 55-88. Van der Laken, P. A., Van Engen, M. L., Van Veldhoven, M. J. P. M., & Paauwe, J. (2019). Fostering expatriate success: A meta-analysis of the differential benefits of social support. Human Resource Management Review, 29(4), 100679. Wang, C. H., & Varma, A. (2019). Cultural distance and expatriate failure rates: the moderating role of expatriate management practices. The International Journal of Human Resource Management, 30(15), 2211-2230.: