Currículo
Equipas Virtuais e E-Liderança 04797
Contextos
Groupo: Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Áreas de Especialização > Transformação Digital na Gestão de Pessoas
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
Os alunos que completem esta unidade curricular serão capazes de: OA1: Compreender as vantagens e ameaças ao trabalho em equipas virtuais nas organizações OA2: Experienciar e analisar as diferentes dinâmicas do trabalho em equipa virtual, ao longo das suas diferentes fases de desempenho OA3: Refletir sobre o papel da tecnologia para o trabalho colaborativo OA4: Analizar o papel do líder de equipas virtuais para a sua eficácia
Programa
CP1: Equipas e trabalho em equipa 1. O que são equipas e as suas características básicas 2. Eficácia das equipas ao longo do tempo CP2: Virtualidade e tecnologia 1. Definição de virtualidade: virtualidade estrutural e percebida 2. Impacto da tecnologia na interação interpessoal: perspetiva comunicacional 3. Potencialidades de softwares colaborativos CP3: E-liderança 1. Perspetiva de liderança de equipas 2. Impacto da tecnologia nas funções de liderança 3. Funções específicas de e-liderança
Método de Avaliação
A avaliação periódica inclui: análise de caso individual (30%), reflexão individual semanal (10%), teste individual (40%) e tarefa em equipa semanal (20%). Os alunos que não entregarem algum elemento de avaliação, que obtenham menos de 8 valores em qualquer componente, ou que tenham menos de 2/3 das presenças em sala devem realizar o exame final. Avaliação final: exame (100%)
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Marks, M. A., Mathieu, J. E., & Zaccaro, S. J. (2001).A temporally based framework and taxonomy of team processes. Academy of Management Review, 26(3), 356-376. Zaccaro, S. J., Rittman, A. L., & Marks, M. A. (2001).Team leadership. The Leadership Quarterly, 12(4), 451-483. Larson, L., & DeChurch, L. A. (2020). Leading teams in the digital age: Four perspectives on technology and what they mean for leading teams. The Leadership Quarterly, 31(1), 101377. Gilson, L. L., Maynard, M. T., Jones Young, N. C., Vartiainen, M., & Hakonen, M. (2015).Virtual teams research: 10 years, 10 themes, and 10 opportunities. Journal of Management, 41(5), 1313-1337. Handke, L., Costa, P. L., Klonek, F. E., O’Neill, T. A., & Parker, S. K. (2021).Team perceived virtuality: An emergent state perspective. European Journal of Work and Organizational Psychology, 30(5), 624-638. Kirkman, B. L., & Mathieu, J. E. (2005).The dimensions and antecedents of team virtuality. Journal of Management, 31(5), 700-718.: