Currículo

Gestão das Operações nos Serviços M8521

Contextos

Groupo: Gestão de Serviços e da Tecnologia - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

No final desta unidade curricular, os alunos deverão estar aptos a: OA1.: Identificar as características do serviço e também as competências associadas ao pensamento estruturado sobre serviço em negócios; OA2.: Aprender sobre as oportunidades oferecidas pela tecnologia para melhorar a produtividade e a criação de valor em organizações de serviços; OA3.: Compreender o crescimento e expansão dos serviços, tanto a nível nacional como internacional, e apreciar as oportunidades empreendedoras em serviço.; OA4.: Medir e controlar o desempenho dos serviços, bem como planear como este deverá ser melhorado continuamente.

Programa

CP1) Introdução ao que é Serviço e o que entendemos por serviço; CP2) "Back stage" versus "front stage", a metáfora do teatro; CP3) Design, mapeamentos e análise; CP4) Quebrando o conflito eficiência-serviço. O conceito do Serviço; CP5) Inovação e o modelo de negócios da inovação; CP6) Qualidade em Serviços, gestão de competências e capacidades; CP7) Diferentes lógicas em serviços e serviços inteligentes (como usar a tecnologia; CP8) Como medir o crescimento do processo do serviço (um processo contínuo).

Método de Avaliação

O processo de avaliação requer uma taxa de 90% de frequência das aula e inclui: - Participação na aula, assiduidade e relatórios individuais (individuais) (10%); - Casos curtos e trabalhos de grupo (grupo) (20%) - Projeto final sobre um caso de estudo (grupo) (20%) - Teste escrito (individual) (50%) Para ter sucesso na avaliação contínua, os alunos devem pontuar pelo menos 8 valores em cada componente de avaliação e atingir como tal uma nota final de pelo menos 10 valores.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - seminal articles to support each class. - lesson slides; - Johnston, R., Clark, G. and M. Shulver (2012), Service Operations Management - improving service delivery, 4th edition. Pearson. (textbook); :

Secundária

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River Magic: Extraordinary Experience Business Review, Vol. 83 No. 10, pp. 131-45. - Allmendinger, G. (2005). Four strategies for the age of smart services. Harvard :

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre