Currículo

Gestão da Tecnologia 03217

Contextos

Groupo: Gestão de Serviços e da Tecnologia - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar e interpretar as origens e dinâmica da inovação tecnológica com ênfase no paradigma da inovação aberta. OA2. Analisar e avaliar as práticas de inovação aberta e o seu impacto na inovação tecnológica. OA3. Identificar o mercado para a inovação e sua dinâmica competitiva. OA4. Analisar e avaliar o mecanismo competitivo do mercado da inovação tecnológica. OA5. Definir e discutir metodologias para capturar o valor da inovação através de um modelo de negócio. OA6. Caracterizar e conceber padrões de modelo de negócio.

Programa

CP1. O que é inovação CP2. O paradigma da inovação fechada CP3. O paradigma da inovação aberta CP4. Tipologias de práticas de inovação aberta CP5. Crowdsourcing CP6. Casos de inovação aberta e Crowdsourcing CP7. O mercado da inovação CP8. Normalização e tecnologias dominantes CP9. Timing e entrada CP10. Vantagens e desvantagens de ser o primeiro a entrar CP11. O mercado da inovação - casos CP12. Introdução aos modelos de negócio inovadores CP13. Modelos de negócio inovadores CP14. Modelos de negócio inovadores de rotura

Método de Avaliação

1) Avaliação ao longo do semestre É efetuada através de um teste final escrito e da resolução de estudos de caso, contemplando as seguintes componentes: -Assiduidade>=80% -Trabalho de Grupo (4 a 6 alunos) (Min. 8,5 val.): 35% -Avaliação individual através de um teste escrito (Min. 8,5 val.): 65% 2) Exame final individual escrito para alunos que não obtiveram aprovação em 1) Aprovação: 9,5 valores

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Schilling, MA (2023) Strategic management of technological innovation. 7th Edition, McGraw-Hill Education.Goffin K, Bock AJ, George G (2017) The Business Model Book: Design, build and adapt business ideas that drive business growth, Person Mitchell R (2016) Innovation Management: Effective strategy and implementation, Third Edition, Red Globe Press:

Secundária

  • Afuah, A (2014) Business Model Innovation: Concepts, Analysis, and Cases. Routledge. Mazzola, E., G. Perrone, and D. S. Kamuriwo, 2015. Network embedd- edness and new product development in the biopharmaceutical industry: The moderating role of open innovation flow. International Journal of Production Economics 160 (2): 106-19. Mazzola, E., Bruccoleri, M. and Perrone, G. (2012) 'The effect of inbound, outbound and coupled innovation on performance', International Journal of Innovation Management, Vol. 16, No. 6, pp.1240008-35. Magretta J., 2002. Why Business Models Matter, HBR; Laursen, K. and Salter, A., 2006. 'Open for innovation: the role of openness in explaining innovation performance among U.K. manufacturing firms', Strategic Management Journal, Vol. 27, No. 2, pp.131-150. Innovation Tatics, Platform business model [part 1]: the most revolutionary business model right now. Hagel III J and Singer M., 1999. Unbundling the Corporation, HBR; Gassmann, O., Enkel, E. and Chesbrough, H., 2010. 'The future of open innovation', R&D Management, Vol. 40, No. 3, pp.213-221. Christensen C. M. et al., 2015. What is disruptive innovation, HBR; Chiaroni, D., Chiesa, V. and Frattini, F., 2010. 'Un-ravelling the process from closed to open innovation: evidence from mature, asset-intensive industries', R&D Management, Vol. 40, No. 3, pp.222-245. Chesbrough, H., 2003. Open Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology, Harvard Business School Press, Boston.:

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2017/2018 - 2º Semestre

2018/2019 - 2º Semestre

2019/2020 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre