Currículo
Estratégia Financeira 01917
Contextos
Groupo: Gestão de Serviços e da Tecnologia - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano, 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, os alunos devem ser capazes de: 1. Compreender a interdependência entre crescimento, financiamento e criação de valor; 2. Caracterizar as principais fontes de financiamento de longo prazo para um negócio; 3. Compreender as diferenças entre os mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 4. Determinar as fontes de financiamento mais adequadas ao estádio do ciclo de vida e ao risco da actividade de um negócio; 5. Compreender o modo de funcionamento dos mercados públicos e privados de dívida e capitais próprios; 6. Entender a interacção entre exposição ao risco e criação de valor.
Programa
1) Financiamento, Crescimento e criação de valor a) As políticas financeiras ao longo do ciclo de vida do negócio b) O financiamento da empresa em crescimento c) Crescimento criador de valor e crescimento sustentável d) Fontes de capital 2) Mercados de capitais próprios a) Private equity i) Friends, Fools & Family ii) Business Angels iii) Capital de risco b) Mercados públicos de acções i) A decisão de dispersão do capital: processo, custos e benefícios ii) Ofertas públicas iniciais (IPO) iii) O efeito subavaliação das IPO: causas e consequências iv) A rentabilidade a longo prazo do investimento em IPO v) Ofertas maduras c) Warrants e convertíveis 3) Mercados de capitais alheios a) Opção entre mercados públicos e privados b) Obrigações c) Dívida intermediada d) Locação financeira 4) Gestão Estratégica do Risco a) Aversão ao risco, exposição ao risco e valor b) Gestão da exposição ao risco c) Aspectos organizacionais
Método de Avaliação
A avaliação contínua da UC é realizada da seguinte forma: (1) Produção de um relatório escrito; (2) Frequência
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Bender, Ruth (2014), "Corporate Financial Strategy", 4th edition, Routledge :
Secundária
- N.A.: