Currículo

Gestão da Qualidade (2º Ciclo) M0653

Contextos

Groupo: Gestão de Serviços e da Tecnologia - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano, 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Identificar e discutir o papel estratégico da qualidade na competitividade das empresas; OA2. Entender e discutir as principais correntes do movimento da qualidade; OA3. Conhecer e aplicar as ferramentas da qualidade em ambiente organizacional.

Programa

CP1. Noções gerais da Qualidade e da Gestão Total da Qualidade CP2. Os principais autores do movimento da Qualidade CP3. Ferramentas da Qualidade CP4. Qualidade nos Serviços CP5. Sistemas de Gestão da Qualidade

Método de Avaliação

A avaliação contínua inclui a realização de: a) Teste com ponderação de 70%. (OA 1, 2, 3). b) Trabalho de grupo com ponderação de 30%. (OA 1, 2, 3). A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas. Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 8,5 valores no teste individual e 10 valores no trabalho serão remetidos para exame final.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Foster, S. (2013) Managing Quality: Integrating the Supply Chain 5th Edition, Pearson Pires, A. (2012) Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo António, N, A. Teixeira e A. Rosa (2016). Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, Ed. Sílabo :

Secundária

  • Imai, M. (2012) Gemba Kaizen, McGraw-Hill Zeithamal, V., A. Parasuraman & L. Berry (1990) Delivering Quality Service, Free Press Deming, E. (1986) Out of crisis, Cambridge University Press :

Disciplinas de Execução

2011/2012 - 2º Semestre

2012/2013 - 2º Semestre

2014/2015 - 2º Semestre

2013/2014 - 2º Semestre

2015/2016 - 2º Semestre

2016/2017 - 2º Semestre