Currículo
Gestão da Qualidade (2º Ciclo) M0653
Contextos
Groupo: Gestão de Serviços e da Tecnologia - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano, 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Identificar e discutir o papel estratégico da qualidade na competitividade das empresas; OA2. Entender e discutir as principais correntes do movimento da qualidade; OA3. Conhecer e aplicar as ferramentas da qualidade em ambiente organizacional.
Programa
CP1. Noções gerais da Qualidade e da Gestão Total da Qualidade CP2. Os principais autores do movimento da Qualidade CP3. Ferramentas da Qualidade CP4. Qualidade nos Serviços CP5. Sistemas de Gestão da Qualidade
Método de Avaliação
A avaliação contínua inclui a realização de: a) Teste com ponderação de 70%. (OA 1, 2, 3). b) Trabalho de grupo com ponderação de 30%. (OA 1, 2, 3). A avaliação contínua exige a presença em, pelo menos, 80% das aulas. Os alunos em avaliação contínua que não obtenham a nota mínima de 8,5 valores no teste individual e 10 valores no trabalho serão remetidos para exame final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Foster, S. (2013) Managing Quality: Integrating the Supply Chain 5th Edition, Pearson Pires, A. (2012) Sistemas de Gestão da Qualidade, Ed. Sílabo António, N, A. Teixeira e A. Rosa (2016). Gestão da Qualidade: de Deming ao modelo de excelência da EFQM, Ed. Sílabo :
Secundária
- Imai, M. (2012) Gemba Kaizen, McGraw-Hill Zeithamal, V., A. Parasuraman & L. Berry (1990) Delivering Quality Service, Free Press Deming, E. (1986) Out of crisis, Cambridge University Press :