Currículo
Gestão de Conhecimento e Inovação nas Organizações 01659
Contextos
Groupo: Gestão de Serviços e da Tecnologia - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano, 2º Semestre
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1.Compreender porque as organizações necessitam de se adaptar à economia baseada no conhecimento; 2.Compreender a importância da gestão do conhecimento na construção de competências e inovação nas organizações; 3.Compreender o lugar e a importância aprendizagem organizacional 4. Compreender a importância da inovação para a Gestão do Conhecimento 5. Compreender as ligações entre a cultura organizacional e a gestão do conhecimento
Programa
1.A sociedade e a economia do conhecimento 2.O conceito e a natureza do conhecimento organizacional 3.Gestão do Conhecimento 4.Aprendizagem organizacional 5.Gestão estratégica do conhecimento e inovação 6.Cultura organizacional e gestão do conhecimento
Método de Avaliação
O sistema de avaliação periódica é composto: Participação nas aulas (20%); Teste final (80%). A nota mínima em cada uma das componentes é de 9,5 valores. O aluno deve assegurar uma assiduidade igual ou superior a 80% (com menos será automaticamente excluído da avaliação periódica). Os alunos que reprovarem na avaliação regular possui uma épocaa de exame (de recurso), tendo o exame uma ponderação de 100% da nota.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 59.5
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Schein, E. H. (2004). Organizational culture and leadership. London: The Jossey-Bass Business. Nonaka, I.; Takeuchi, H. (1995). The Knowledge-Creating Company: How Japanese Companies Create the Dynamics of Innovation. Oxford University Press. Hofstede, G. (1991). Culture and Organizations: Software of the Mind. London: McGraw-Hill. Fernandes, A. (2007). Tipologia da aprendizagem organizacional: Teorias e Práticas. Lisboa: Livros Horizonte. Davenport, T. ;Prusak, L. (2000) Working Knowledge. Cambridge, MA; Harvard Business School Press. Chesbrough, H., 2003, Open Innovation - The New imperative for creating and profiting from technology, Harvard Business School Press Cameron, K; Quinn, R. (2005). Diagnosing and Changing Organizational Culture. London; The Jossey-Bass Business. :
Secundária
- Será facultada no decorrer na disciplina: