Currículo

Culturas Urbanas/ Culturas Populares M7622

Contextos

Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se criar instrumentos que permitam ao estudante uma abordagem autónoma do seu estudo através do: 1- contacto crítico com bibliografia; 2 - problematização dos conceitos; 3 - aquisição de métodos de pesquisa de pesquisa; 4 - capacidade de sintetizar a pesquisa.

Programa

0 - Questões conceptuais e metodológicas. 1 - Culturas populares e das elites do Antigo Regime à Sociedade Liberal; 1.1 - As festas; 1.2 - A ópera, os concertos, o teatro, os salões e os passeios; 1.3 - Cafés, confeitarias e casas de pasto; tabernas; 1.4 - Clubes, associações, sindicatos e partidos. 2 - O monumento, o museu e o urbanismo: 2.1 - As vanguardas; 2.2 - Exposições; 2.3 - Nascimento do urbanismo. 3 - A afirmação do lazer: 3.1 - Práticas femininas; 3.2 - A imprensa, o cinema e a radio; 3.3 - Fim-de-semana e férias pagas e turismo; 3.4 - O desporto. 4 - O pós-2ª guerra mundial e a cultura de massas

Método de Avaliação

De acordo com o RGACC, a avaliação pode ser feita por duas formas: a avaliação ao longo do semestre e a avaliação por exame. Na 1ª época, a avaliação ao longo do semestre consiste constará de uma ficha de leitura feita em aula (40%) e um teste (60%); em alternativa, poderá haver um exame. Na 2ª época, haverá exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Burke, Peter, O que é a história cultural?, Rio de janiero, Zahar, 2008 Chartier, Roger, História Cultural. Entre Práticas e Representações, Lisboa, Difel, 1988 Corbin, Alain, História dos Tempos Livres. O Advento do Lazer, Lisboa, Teorema, 2001 Lousada, Maria Alexandre, "A rua, a taberna e o salão: elemento para uma geografia histórica das sociabilidades lisboetas no final do Antigo Regime", in Maria da Graça Mateus Ventura (org.) Os espaços de sociabilidade na Ibero-América (sécs. XVI a XIX), Lisboa, 2004, pp. 95-120. Thièsse, Anne-Marie, A Criação das Identidades Nacionais. Europa. Séculos XVIII-XX, Lisboa, Temas e Debates, 2000:

Secundária

  • Burke, Peter A Cultura Popular na Idade Moderna. Europa, 1500-1800, S. Paulo, Companhia das Letras, 1989 Christophe Charle e Daniel Roche, Capitales Culturelles, Capitales Symboliques. Paris et les Expériences Européennes. XVIIIe-XXe siècles, Paris, Publications de la Sorbonne, 2002. Hall, Peter, Cities in Civilization: Culture, Innovation and Urban, Londres, Weidenfeld and Nicholson, 1998 Haskell, Francis, The Ephemeral Museum. Old Master Paintings and the Rise of the Art Exhibition, New Haven & Londres, Yale University Press, 2000. Ledesma, Manuel Perez, "La formación de la classe obrera. Una creación cultural?", in Cruz, Rafael e Ledesma, Manuel Perez, Cultura y Movilización en la España Contemporánea, Madrid, Alianza Editorial, 1997. Moreira, Isabel Martins, Museus e Monumentos em Portugal 1772-1974, Lisboa, Universidade Aberta, 1989 Neves, José e Domingos, Nuno (organizadores), Uma História do Desporto em Portugal, 3 volumes, Matosinhos, Quidnovi, 2011 Nora, Pierre (organizador)., Les lieux de mémoire, 7 vol, Paris, Gallimard, 1986-1992. Poulot, Dominique, Patrimoine et Musées: L'invention de la Culture, Paris, Hachette, 2001. Thompson, E.P., Costumes em Comum, São Paulo, Companhia das Letras, 1998.:

Disciplinas de Execução

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2024/2025 - 1º Semestre