Currículo

Estágio de 2º Ciclo (Espp) 03665

Contextos

Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Optativas Livres

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à instituição onde o mesmo é desenvolvido. Estes são: OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de instituições de natureza diversa relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado; OA2. Desenvolver competências de investigação e investigação-ação no âmbito de organizações relacionadas com o mestrado; OA3. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do contexto profissional ou académico; OA4. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional.

Programa

1. Temática e problema de estágio 2. Plano de estágio 3. Quadro teórico e metodológico 4. Metodologia de investigação-ação colaborativa 5. Avaliação 6. Relatório

Método de Avaliação

Relatório individual de estágio, que contém os seguintes elementos: a) Caracterização do contexto institucional (história, organização, políticas e serviços, atividades, estrutura orgânica e funcionamento); b) Enquadramento do local do estágio; c) Descrição das atividades desenvolvidas (funções, responsabilidades, agentes, processos de trabalho, metodologias utilizadas) d) Balanço crítico e teoricamente fundamentado e) Bibliografia A UC não contempla a modalidade de avaliação por exame.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 29.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Sweitzer, H. Frederick e King, Mary A. (2014), The Successful Internship: Personal, Professional, and Civic Development in Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning. - Reeher, Gant e Mariani, Mack (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books - Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo (2008), Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática, Lisboa: Editora SÍLABO - Della Porta, Donatella e Keating Michael (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences. A Pluralist Perspective, Cambridge: Cambridge University Press - Courtney, Roger (2013), Strategic Management in the Third Sector, Basingstoke: Palgrave Macmillan - Capucha, Luís (2008), Planeamento e Avaliação de Projetos. Guião Prático, Lisboa: ME/DGIDC :

Secundária

Disciplinas de Execução

2024/2025 - 1º Semestre

2023/2024 - 1º Semestre

2020/2021 - 1º Semestre

2021/2022 - 1º Semestre

2022/2023 - 1º Semestre