Currículo

Pesquisa em História 01146

Contextos

Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2020 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1-Os estudantes deverão adquirir conhecimentos teóricos e práticos que lhes permitam dominar as etapas da realização de uma investigação em história moderna e contemporânea, nomeadamente: OA1.1-definição do objecto de estudo e dos objectivos da pesquisa, OA1.2-a elaboração da problemática, OA1.3-a planificação do trabalho, OA1.4-a pesquisa e o acesso às fontes de informação documental e bibliográfica, OA1.5-os percursos metodológicos, OA1.6-as estratégias de análise da documentação; os procedimentos a que deve ser submetida a documentação utilizada na elaboração de estudos científicos, OA1.7-a interpretação da informação recolhida, a sistematização e divulgação dos resultados; OA1.8-interpretação das Normas para a apresentação de dissertações de mestrado e de trabalhos de projecto no Departamento de História / Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE-IUL.

Programa

CP1-Planificação do trabalho científico CP2- Temas, objectivos e problemáticas CP3- A pesquisa da informação bibliográfica. O estado da arte CP4- A pesquisa das fontes. O conceito de documento. A pesquisa heurística. A crítica do documento. Criticismo e hermenêutica CP5- Metodologias e práticas historiográficas CP6- História: narrativa, análise e interpretação CP7- A apresentação dos resultados CP8- Normas para a apresentação de dissertações de mestrado e de trabalhos de projecto no Departamento de História / Escola de Sociologia e Políticas Públicas do ISCTE ? IUL

Método de Avaliação

Duas modalidades 1) Avaliação ao longo do semestre Participação nas aulas (10%) e elaboração de um trabalho individual, temático e sintético, com apresentação oral (10 minutos) e debate na sala de aulas (30%) e entrega do trabalho por escrito no final das sessões de aulas (60%). 2) Avaliação final - exame Realização de um trabalho escrito conde se concretize um projeto de investigação em história.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 129.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Veyne, Paul (1987), Como se Escreve a História, Lisboa, Edições 70 STOREY, William Kelleher (2008), Writing History. A Guide for Students, Oxford e Nova York, Oxford UP Revel, Jacques, (dir.) (1996), Jeux d?échelles. La micro-analyse à l?expérience, Paris, Seuil/Gallimard Pereira, Miriam Halpern (2005), «A História e as Ciências Sociais», Ler História, n.º 49, pp. 5-29 Mattoso, José (1988),A Escrita da História, Lisboa,Estampa Le Goff, J. (1984),«Documento/Monumento», in Enciclopédia Einaudi, vol. I, Lisboa, INCM, pp. 95-104 Farge, Arlette (1997),Des lieux pour l?histoire, Paris, Seuil Charle, Christophe, dir.(1993), Histoire Sociale/Histoire Globale?,Paris, Maison des Sciences de l?Homme BERLIN, Isaiah (1998),«O conceito de história científica» e «A inevitabilidade histórica» in A Busca do Ideal, Lisboa, Bizâncio, pp. 63-104 e 169-240 Beaud, M.(1993),L'art de la thèse, Paris, La Découverte Aróstegui, J. (1995). La investigación Histórica: Teoria y Método, Barcelona, Crítica :

Secundária

  • Teixeira, Manuel C. (1993), «A História Urbana em Portugal: desenvolvimentos recentes», Análise Social, n.º 121, 1993, pp. 371-390 Serrão, Joel, coord. (1984-1985), Roteiro de Fontes da História Portuguesa Contemporânea, 3 Volumes, Lisboa, Instituto Nacional de Investigação Científica Serra, João B. (1991), «Os estudos sobre o século XX na historiografia portuguesa do pós-guerra», Penélope, n.º 5 Ribeiro, Fernanda (2003), O acesso à informação nos arquivos, 2 volumes, Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian / Fundação para a Ciência e a Tecnologia Pinheiro, Magda (2006), «A Biografia em Portugal», Ler História, n.º 50, pp. 67-80 Pereira, Miriam Halpern (1991), «A historiografia contemporânea sobre o século XIX», Ler História, 21, pp. 93-125 Pereira, Miriam Halpern (1991), «Breves reflexões acerca da historiografia portuguesa no século XX», Ler História, 21, pp. 5-15 Marques, A. H. de Oliveira (1981), Guia de História da I República Portuguesa, Lisboa, Estampa Lepetit, Bernard, dir. (1995), Les formes de l'expérience: une autre histoire sociale, Paris, Albin Michel Le Goff, Jacques (1984), «História», in Enciclopédia Einaudi, vol. I, Lisboa, Imprensa Nacional Casa da Moeda, pp. 158-259 LAMBERT, Peter; SCHOFIELD, Phillip, eds. (2004), Making History. An introduction to the history and practices of a discipline, Londres e Nova York, Routledge Hildesheimer, Françoise (1984), Les archives? Pourquoi ? Comment ?, Paris Éditions de l´Érudit Hespanha, António (2004), An introduction to 19th century Portuguese Constitutional and State History», E-JPH (Electronic Journal of Portuguese History, vol. 2, n.º 2. Ver: http://www.brown.edu/Departments/Portuguese_Brazilian_Studies/ejph/html/issue4/pdf/ahespanha.pdf Ginzburg, Carlo (1992), Miti. Emblemi. Spie, Turim, Einaudi Eco, Umberto (1980), Como se faz uma tese em ciências humanas, Lisboa, Presença DUBY, George, ed. (1986), História e Nova História, Lisboa, Teorema CHARTIER, Roger (1989), «Le monde comme représentation», Annales ESC, n.º 6, pp. 1505-1520 Charle, Christophe (2002), «La storia sociale della Francia nel XIX secolo. Bilancio delle richerche recenti, Memoria e Ricerca, n.º 10, pp. 1122 Catroga, Fernando (2001), Memória, História e Historiografia, Coimbra, Quarteto BURKE, Peter (2004), What is Cultural History?, Cambridge, Polity Press Bloch, Marc (s.d.), Introdução à História, Lisboa, Europa América :

Disciplinas de Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2020/2021 - 2º Semestre

2021/2022 - 2º Semestre

2022/2023 - 2º Semestre

2023/2024 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º Semestre