Currículo

Estágio em História Moderna e Contemporânea 03195

Contextos

Groupo: História Moderna e Contemporânea - 2017 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > Optativa em História

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Os objectivos de aprendizagem são adaptados a cada estágio e à instituição em que é desenvolvido. Pretende-se que o aluno desenvolva competências de iniciativa e empregabilidade, e colabore na definição dos objetivos e atividades de estágio. Deverá utilizar adequadamente instrumentos teóricos e metodológicos no estágio, exercitando capacidades de aprendizagem e de resposta às situações aí envolvidas, e demonstrar um conjunto de competências pessoais e sociais que lhe permitam uma boa integração profissional no local de estágio. Pretende-se, ainda, que o aluno protagonize uma conduta adequada seguindo os princípios éticos e deontológicos da actividade profissional na área da História Moderna e Contemporânea, e que reflicta criticamente sobre as actividades realizadas durante o estágio, concretizando esta reflexão na elaboração um relatório no termo do estágio.

Programa

1. Preparação do Estágio 1.1 Seleção do domínio e sede do Estágio profissional (contactar organizações, cartas de apoio) 1.2 Contratualização com a organização de acolhimento (protocolo de estágio, normas de enquadramento) 2. Exercício de estágio 2.1 Definição da orientação profissional 2.2 Plano do estágio (diagnóstico sobre o contexto, elaboração dos objectivos, definição da metodologia de estágio) 2.3 Execução do trabalho planeado 2.4 Monitorização da execução 2.5 Avaliação de processo 3. Reflexão sobre resultados e aprendizagens 3.1 Balanço da entidade de acolhimento 3.2 Relatório de estágio

Método de Avaliação

i) Relatório individual de estágio: ponderação de 70%; ii) Exposição na aula: ponderação de 30%

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 49.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • Quivy,R., L. Champenhoud. 2003. Manual de Investigação em Ciências Sociais. Lisboa. Gradiva. Experiential Learning, Belmont, CA: Brooks/Cole, Cengage Learning. Sweitzer,H. F., & King, M. (2014). The Successful Internship: Personal,Professional, and Civic Development in Neves, José, Garrido, Margarida, Simões Eduardo. 2008. Manual de Competências Pessoais, Interpessoais e Instrumentais. Teoria e Prática.Lisboa.Editora SÍLABO. ISCTE(2008),Normas Orientadoras para a Dissertação ou Trabalho de Projecto de Mestrado. Donatella e M. Keating (eds.) (2008) Approaches and Methodologies in the Social Sciences.A Pluralist Perspective, Cambridge, Cambridge University Press Capucha,Luís (2008),Planeamento e avaliação de projetos. Guião prático.Lisboa,ME/DGIDC Booth,Wayne,Gregory Colomb e Joseph Williams (2003),The Craft of Research,Chicago,The University of,Chicago Press, 2ª ed Barbier, J.-M. (1996),Elaboração de Projectos de Acção e de Planificação,Porto,Porto Editora. :

Secundária

  • A indicar consoante a instituição e o tema geral do estágio.:

Disciplinas de Execução

2017/2018 - 1º Semestre

2018/2019 - 1º Semestre

2019/2020 - 1º Semestre