Descrição
2025/2026 + Info
Breve Introdução
O Mestrado Integrado em Arquitetura (MIA) está alicerçado numa convergência das várias áreas científicas em torno da atividade de projeto onde se promove uma reflexão prática e teórica no sentido de dotar o aluno de um pensamento informado, crítico e autónomo perante as várias dimensões do espaço. O primeiro ciclo do MIA está sedimentado na experimentação de várias escalas de projeto, na aquisição de progressiva autonomia do estudante e na resposta a problemas de crescente complexidade.
Juntamente com o segundo ciclo, e particularmente com a síntese operada nos dois últimos semestres, consolida-se a coerência de um programa formativo de acordo com uma prática consolidada e a exigência de requisitos profissionais excecionais.
Pretende-se ver a arquitetura de forma holística e, simultaneamente, conseguir abordar de forma analítica os seus constituintes na procura da técnica e da ciência que os fundamentam, de modo a responder aos desafios da sociedade contemporânea.
Os objetivos visados para os seis primeiros semestres incidem fundamentalmente:
Na abordagem às metodologias projetuais da Arquitetura, em todas as suas vertentes, mediante o entendimento do espaço e das variáveis que o condicionam quanto à função, estrutura e expressão plástica;
No conhecimento dos elementos constitutivos, das metodologias de análise e dos princípios de composição da forma urbana;
No domínio conceptual e operativo das técnicas e processos de representação e comunicação, bem como no entendimento da relevância do seu papel na prática projetual;
No conhecimento dos materiais, sistemas construtivos e tecnologias das construções e sua articulação com a metodologia projetual;
No conhecimento integrado dos conceitos e contextos da História da Arquitetura e do Urbanismo, bem como dos modelos teóricos de análise da Arquitetura e do Urbanismo contemporâneos;
No conhecimento integrado de uma cultura do território e da cidade, nas suas dimensões física, geográfica, económica e social.
Os objetivos visados para os quatro últimos semestres, cuja conclusão garante o acesso pleno ao exercício da profissão de Arquiteto nas suas múltiplas valências, incidem fundamentalmente:
Na consolidação e no aprofundamento das competências adquiridas nos semestres que o antecedem;
Na autonomia do pensamento crítico e do projeto consubstanciado em propostas para problemas diversificados e complexos no domínio da Arquitetura;
No entendimento crítico da Arquitetura como uma prática definida na transversalidade de vários saberes.
A inserção do MIA no ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, considerando o contributo de outras áreas do conhecimento como a Sociologia, a Economia, a Computação, a Gestão, a Antropologia e as Políticas Públicas, tem viabilizado sinergias únicas no ensino da Arquitetura em Portugal.
Por outro lado, a inserção do MIA no Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Tecnologias e Arquitetura tem fomentado uma ligação mais profunda à exploração das tecnologias da informação, computação e multimédia, que se torna evidente na investigação realizada e na dinamização de infraestruturas e ferramentas de trabalho, como o Laboratório de Fabricação Digital (Vitruvius FabLab) e a CAVE para Realidade Virtual Imersiva.
O corpo docente alia o manifesto reconhecimento da qualidade da obra construída a novas competências técnicas e científicas, conjugando experiência com investigação em domínios como a conceção arquitetónica nas suas múltiplas escalas de intervenção, a teoria e a história da Arquitetura, a consciência ambiental e a sustentabilidade, as novas tecnologias e processos aplicados ao projeto, a construção e a conservação e reabilitação de edifícios.
A dimensão do corpo discente do MIA e a existência de um rácio de extrema qualidade entre docentes/discentes permite um grande acompanhamento dos alunos e uma relação muito próxima entre professores e alunos dos diferentes anos, promovendo um debate enriquecedor.
Diretor: Sara Eloy
Subdiretor: Ricardo Resende
Objectivos
Formar arquitetos para um exercício disciplinar dirigido à (re)criação, (re)organização e (re)significação do espaço físico da sociedade e dos seus indivíduos, construindo um modo de pensar arquitetónico de dimensão artística, social e tecnológica, onde ciência e técnica participam num pensamento poético e ético.
Procura-se que os alunos:
- experimentem, representem e comuniquem ideias, espaços e formas, enquadrados na metodologia do projeto e na cultura arquitetónica e urbanística, bem como contextualizados nos fenómenos urbanos e da organização do território, reais e atuais;
- conheçam os materiais e os sistemas construtivos e funcionais, assim como as exigencias ecológicas da contemporaneidade, integrando-os no pensar arquitetónico;
- utilizem metodologias e ferramentas de produção e conceção tradicionais e inovadoras, explorando instrumentos digitais emergentes, privilegiando o rigor e o conhecimento para um posicionamento critico face às condições da profissão.
Saídas Profissionais
As saídas profissionais dos arquitectos são todas as que respeitam ao ambiente construído do homem e ao ordenamento do espaço e centram-se na prática da arquitectura, do urbanismo, do planeamento e da gestão urbana. Outras actividades exercidas por arquitectos, ou nas quais podem participar, incluem a consultoria e a peritagem, a gestão e a direcção de obras, a arquitectura de interiores, a conservação e reabilitação de edifícios e sítios de valor patrimonial, bem como a investigação em universidades e centros de investigação.
Os diplomados em arquitectura pelo ISCTE-IUL têm, nos últimos anos, encontrado trabalho no acompanhamento e desenvolvimento de projectos de arquitectura e urbanismo em ateliers e gabinetes de projecto, em câmaras municipais e gabinetes técnicos locais, assim como na preparação, fiscalização e acompanhamento de obras em empresas de construção.
Regime de Funcionamento
Diurno