Currículo
Teoria e História da Arquitetura IV 03831
Contextos
Groupo: Arquitectura - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1. Que os discentes descrevam o quadro histórico da evolução da arquitectura e do urbanismo no séc. XX. OA2. Que os discentes identifiquem, caracterizem e distingam a arquitectura e a cidade, destacando obras, produção teórica, autores e que analisem casos de estudo paradigmáticos. OA3. Que os discentes analisem e interpretem as teorias dominantes da cultura arquitectónica e urbanística e comuniquem uma reflexão critica. OA4. Que os discentes adquiram as competências necessárias para uma abordagem reflexiva da produção arquitectónica e urbanística contemporânea. OA5. Que os discentes dominem e apliquem os métodos de investigação em Teoria da Arquitectura e do Urbanismo Contemporâneos.
Programa
Em Teoria e História da Arquitectura IV são analisadas as obras de alguns dos principais intervenientes do período entre o início do século XX até à contemporaneidade. No entanto, os temas de cada sessão (as obras de Adolf Loos, Le Corbusier, Mies van der Rohe, Louis Kahn, Aldo Rossi e Álvaro Siza) não serão mais que o mote que nos permitirá aproximarmo-nos à Teoria e História da Arquitectura do período em causa afinal a partir de distintos – e por vezes divergentes – pontos de vista.
Método de Avaliação
A avaliação da unidade curricular é realizada de acordo com a modalidade de avaliação ao longo do semestre, e tem como base três momentos de avaliação: (1) a participação no debate promovido nas aulas (10%), (2) a apresentação preliminar do trabalho (20%), e a apresentação final do trabalho (70%). A classificação é individual e expressa através de uma escala numérica de 0 (zero) a 20 (vinte) valores inteiros. Qualquer acto de plágio, mesmo que parcial, implica a automática reprovação do aluno. Os alunos deverão estar presentes em pelo menos 70% das horas lectivas previstas, para poderem estar sujeitos a provação na unidade curricular. Os alunos reprovados na avaliação ao longo do semestre podem realizar um exame que equivalerá a 100% da classificação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- COHEN, Jean-Louis, The future of architecture since 1889. London, New York: Phaidon, 2012 [ISCTE-IUL (AU.113.6 COH*Fut)] CURTIS, William J.R., Modern Architecture since 1900. Oxford, Phaidon: Londres, 1982 [ISCTE-IUL (AU.113.6 CUR*Mod ex.2)] FRAMPTON, Kenneth, História Crítica de la Arquitectura Moderna. Barcelona: Gustavo Gili, 1993 (edição original: Londres, 1981) [ISCTE-IUL (registo AU.113.6 FRA*Mod trd.spa)] GIEDION, Siegfried, Space, Time, Architecture, the growth of a new tradition. Massachusetts: Harvard University Press, 1982 (edição original: Massachusetts, 1941) [ISCTE-IUL (registo AU.113.6 GIE*Spa)]:
Secundária
- BENEVOLO, Leonardo, Historia de la Arquitectura Moderna. Barcelona, Gustavo Gili, 1996 (edição original: Roma, 1960) [Fundação Calouste Gulbenian (registo AAT 3625)] TAFURI Manfredo e DAL CO, Francesco. Modern Architecture. London: Faber and Faber, 1980 (edição original: Milão, 1976). 4926 [Fundação Calouste Gulbenkian (AAT 1856a)] ZEVI, Bruno, História da Arquitectura Moderna. Lisboa: Arcádia, 1970 (edição original: Roma, 1950) [Fundação Calouste Gulbenkian (AAT 502)]: