Currículo
Desenho II (2020) 03819
Contextos
Groupo: Arquitectura - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular o/a estudante deverá ser capaz de: OA1.1 Interpretar graficamente objetos e espaços. OA1.2 Manipular adequadamente as principais convenções gráficas. OA1.3 Utilizar o desenho como instrumento de comunicação. OA2.1 Compreender o uso de CGI para representação arquitetónica e como parte de uma problemática mais abrangente de relação das imagens com a representação do real. OA2.2 Utilizar de forma básica ferramentas específicas de modelação 3D. OA2.3 Utilizar de forma básica motores de renderização.
Programa
Ao longo da unidade curricular o/a estudante vai ter contacto com os seguintes módulos: Sistemas de Desenho e Representação Espacial CP1. Processos intermédios de desenho. - Consolidação do desenho de observação, com incidência em objetos à escala do corpo. - Forma, estrutura, configuração, proporção, superfície, volume, espaço. - Síntese: enfatismo e exclusão. CP2. Processos de geometria - Introdução à fotografia em arquitetura. - CGI - contexto histórico e cultural. - História das imagens. - Introdução a "softwares" de modelação. - Introdução aos motores de renderização.
Método de Avaliação
Dado o caráter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre. Isto implica uma presença mínima, em cada componente da UC, de 10 de um total de 12 aulas, discussões periódicas dos exercícios com o/a docente e entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas. A avaliação final resulta da soma das 2 componentes da UC na proporção da sua carga horária, isto é, de 2/3 e 1/3 respetivamente. Cada componente é avaliada numa ponderação de 70% exercícios + 30% presença e participação em aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 94.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Berger, J. [1987] (2002). Modos de Ver. 1ª edição. Lisboa: Antígona. Betti, C.; Sale, T. [1980] (1997). Drawing: A Contemporary Approach. Orlando: Harcourt Bace College Publishers. Collier, G. (1985). Form, Space and Vision. New Jersey: Prentice-Hall Gombrich, E. (2002). A História da Arte. Lisboa: Público. Hockney, D.; Gayford M. (2020). A History of Pictures. 1ª edição. Londres: Thames & Hudson. Robbins, E. (1994). Why Architects Draw (Architects Interviews). Massachusetts: MIT Press.:
Secundária
- AA.VV. (2002). Desenho Projecto de Desenho. Lisboa: Ministério da Cultura/Instituto de Arte Contemporânea. AA.VV. (1995). O Desejo do Desenho. Casa da Cerca. Almada: Câmara Municipal de Almada. Ackerman, J. S. (2002). Origins, imitation, conventions: representation in the visual arts. Cambridge and London: Mit Press. Arnheim, R. (1986). Arte e Percepção Visual. São Paulo: Livraria Pioneira Editora. Cullen, G. Paisagem Urbana. [1961] (1983). Lisboa: Edições 70. Edwards, B. [1986] (1987). Drawing on the Artist Within. New York: Simon & Schuster. Fraser I.; Henmi R. (1994). Envisioning Architecture an Analysis of Drawing. New York: Van Nostrand Reinhold. Goldstein, N. [1973] (1999). The Art of Responsive Drawing. New Jersey: Prentice Hall. Herbert, D. M. (1993). Architectural Study Drawings. New York: Van Nostrand Reinhold. Holl, S. (2002). Written in water. Baden: Lars Müller. Johnson, E. J. ; Lewis, M. J.; Lieberman, R. (1996). Drawn from the source : The Travel Sketches of Louis I. Kahn. Cambridge, Massachusetts, London: MIT Press. Le Corbusier. (1990). Textes et dessins pour Ronchamp. Genève : Association Oeuvre de Notre Dame du Haut. Le Corbusier. [1994] (2002). Les voyages d’Allemagne. Milano: Phaidon Press. Le Corbusier. [1987] (2002). Voyage d’Orient. Milano: Phaidon Press. Quetglas, J. (2009). Les heures claires : proyecto y arquitectura en la Villa Savoye de le Corbusier y Pierre Jeanneret. Barcelona: Massilia. Massironi, M. (1989). Ver pelo Desenho – Aspectos Técnicos, Cognitivos, Comunicativos. Lisboa: Edições 70. Molina, J. J. G. (coord.) (1995). Las Lecciones del Dibujo. Madrid: Ed. Cátedra. Nicolaïdes, K. [1941] (1969). The natural way to draw. Boston: Houghton Mifflin. Pallasmaa, J. (2012). Los ojos de la piel: la arquitectura y los sentidos. Barcelona: Gustavo Gili. Pallasmaa, J. (2009). The Thinking Hand . West Sussex: Wiley. Pérez-Gómez, A. ; Pelletier, L. (1997). Architectural Representation and the Perspective Hinge. Cambridge, Massachusetts: MIT Press. Porter, T. [1997] (2013). The architect’s eye : visualization and depiction of space in architecture. New York : Routledge. Rawson, P. [1969] (1987). Drawing. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. Rodrigues, A. L. M. (2000). O Desenho, Ordem do Pensamento Arquitectónico. Lisboa: Editorial Estampa. Rodrigues, A. L. M. (2003). Desenho. Lisboa: Quimera. Sainz, J. [1990] (2005). El dibujo de arquitectura. Barcelona: Editorial Reverté. Sausmarez, M. (1979). Desenho Básico: as dinâmicas da forma visual. Lisboa: Editorial Presença. Siza, A. (1988). Esquissos de Viagem. Porto: Documentos de Arquitectura. Siza, A. (1998). Imaginar a evidência. Lisboa: Edições 70. Shitao (2001). A Pincelada Única. Guimarães: Pedra Formosa. Tainha, M. (2006). Manuel Tainha. Textos de Arquitectura. Casal da Cambra: Caleidoscópio. Zumphor, P. (2005). Pensar a arquitectura. Barcelona: Editorial Gustavo Gili.: