Currículo
Geografia I 03817
Contextos
Groupo: Arquitectura - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
3.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da UC o estudante deverá ser capaz de: 1. Identificar a relação entre arquitetura e a paisagem, entre o homem e a natureza, entre forma e contexto. 2. Analisar a morfologia e fisiografia da paisagem. 3. Representar graficamente e segundo métodos apropriados o ambiente natural e a paisagem. 4. Identificar o papel das estruturas naturais enquanto molde para a organização das estruturas construídas. 5. Identificar os processos que aplicados à arquitetura contribuem para uma maior sustentabilidade ambiental e ecológica.
Programa
1. Geografia a primeira arquitetura O Homem e o meio ambiente. Regiões climáticas e arquitetura. Arquitetura e urbanismo bioclimático. Arquitectura autóctone. 2. Arquitetura e Topografia Forma natural e forma construída. Tipologia territorial e edificativa. A geometria do território. Linhas e pontos notáveis do território. Formas de representação do relevo. Análises fisiográficas do sítio arquitetónico. 3. Arquitetura e Sol A geometria solar. Carta solar. Arquitetura e urbanismo solar. Envelope solar. Sistemas passivos. 4. Arquitetura e Movimento do Ar Princípios do movimento do ar: Ventos e brisas. O vento na cidade. Ventilação urbana e arquitetónica. 5. Arquitetura e Água A água na cidade e na arquitetura. A água como elemento arquitetónico. Bacias hidrográficas e unidades de planeamento urbano e territorial. Espaços verdes e sistema hídrico. Sistemas húmido e seco.
Método de Avaliação
Avaliação é realizada ao longo do semestre, baseada na realização de 4 exercícios práticos de carácter individual e de um teste escrito, com as seguintes ponderações: Atividade 1: Representações do relevo_20% Atividade 2: Bacias hidrográficas, secção fisiográfica e análises de visibilidade_10% Atividade 3: Exposição das encostas e carta solar_10% Atividade 4: Ventos e brisas_10% Teste escrito_ 50% A avaliação ao longo do semestre implica uma assiduidade mínima às aulas de 70%. Os alunos que não obtiverem aprovação na avaliação ao longo do semestre, poderão realizar exame final com um peso de 100% na nota final.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 37.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Abreu, A. C. (1977). Análise Biofísica. Tópicos e Bibliografia. Universidade Évora. Abreu, M.& Magalhães, M. R. (2007). Estrutura Ecológica da Paisagem. Conceitos e Delimitação. ISA Press. Alcoforado, M. J. (1993). O Clima da Região de Lisboa. Contrastes e Ritmos Térmicos. Centro Estudos Geográficos. UL. Brown, G. Z.& DeKeay, M. (2001). Sun, Wind & Light. Architectural Design Strategies. 2nd Ed. John Wiley & Sons. Guerreiro, M. R. (2002). O território e a edificação: O papel do suporte físico natural na génese e formação da cidade em Portugal. Iscte-IUL. Higuchi, T. (1988). The Visual and Spatial Structure of Landscape. MIT Press. LaGro Jr, J.A.(2008). Site Analysis. A contextual approach to sustainable land planning and site design. Jonh Wiley & Sons, Inc. MOPT (1992). Guía de la elaboración de estudios del medio físico. Monografias de la Secretaria del Estado para las Políticas del Agua y del Medio Ambiente. McHarg, I. L. (1992). Design with Nature, John Wiley & Sons.:
Secundária
- Olgyay, V. (2002). Arquitectura e Clima. Ed. Gustavo Gili. Ribeiro, O. (1987). Portugal, o Mediterrâneo e o Atlântico. Liv. Sá da Costa.: