Currículo
Projecto Final de Arquitectura (2020) 03841
Contextos
Groupo: Arquitectura - 2020 > 2º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
42.0 (para cálculo da média)
Objectivos
OA1:Aproximação critica à complexidade do real e às potencialidades da Arq. e do Projeto como ferramentas de transformação critica e poética do espaço edificado OA2:Reflexão e consolidação do que são as práticas arquitetónicas OA3:Interligar valores e objetivos da investigação, com as práticas do projeto alargando as possibilidades criticas e instrumentais do projeto OA4:Adquirir autonomia de pensamento crítico, que identifique, contextualize e operacionalize os recursos da Arq. na discussão dos problemas da organização e qualificação do território e da sociedade OA5:Capacidade para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas, desenvolvendo propostas no domínio disciplinar que produzam uma reflexão sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais que resultem das propostas e das suas condicionantes. OA6:Ser capazes de comunicar as suas conclusões, os conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, quer a especialistas em Arq., quer a não especialistas.
Programa
1.Trabalho de anual de Investigação, enquadrado num grupo de trabalho, articulando componente de projeto e componente teórica: CP1:Exercícios e temas de trabalho de cada grupo, de acordo com os enunciados do início do ano. CP2:Trabalho organizado em redor de uma problemática lançada por grupo, articulando componentes práticas e teóricas. CP3:Trabalho implicará o conhecimento e a interpretação critica de uma dada problemática, a proposição de uma metodologia de investigação, o seu enquadramento filosófico, teórico e metodológico, a elaboração de uma estratégia de ação e a sua produção. 2.Workshop de Projeto Reunindo todos os grupos-turmas de trabalho, resultando num seminário intenso de projeto, com a duração de uma semana. CP4:Desenvolvimento de um projeto de arquitetura, respondendo a uma problemática claramente circunscrita, colocada por um convidado externo. 3.Júri Final CP5: Os trabalhos obedecerão a um formato de comunicação e apresentação, enquadrado por normativo específico.
Método de Avaliação
Avaliação será uma Prova Final (PF) com Júri. O acesso à PF resulta de 3 tipos de apreciação realizados ao longo do semestre, e com as seguintes percentagens: 1) 20%: presença em aulas igual ou superior a 70%; 2) 60%: desenvolvimento do trabalho e a entregas em etapas definidas pela equipa docente. 3) 20%: frequência e aproveitamento do Workshop. As datas de avaliação associados à PF são reguladas por normativo próprio do MIA. As datas de entregas intermédias serão definidas pelas diversas equipas docentes.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 930.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Norberg-Schulz, C. (1979). Intenciones en arquitectura. Barcelona: Gustavo Gili Kostof, Spiro (1999). The city assembled. London: Thames & Hudson. Gregotti, Vittorio (1972). Território da arquitetura. 3ª ed. São Paulo: Perspectiva Bacon, Edmund (1967). Design of cities, London: Thames & Hudson. Aymonino, Carlo (1984). O significado das cidades. Vila da Feira: Presença ArisS, Carlos Martí, (2005). La cimbra y el arco, Espanha: Fund. Caja Arquitectos Schon, Donald A (1984) The reflective practioner. How Professionals Think in Practice. Basic Books Inc Lawson, Bryan (2006) How Designers Think. The design process demystified. (fourth edition) Architectural Press. Groat, Linda N; Wang, David (2013) Architectural Research Methods. Wiley Fraser, Murray (ed) (2013) Design Research in Architecture. An Overview. Ashgate Argyris, Chris; Schon, Donald A (1974) Theory in Practice Increasing Professional Effectiveness, São Francisco, Jossey-Bass inc. Publishers:
Secundária
- A indicar por cada professor: