Currículo
Comunicação Visual I 03826
Contextos
Groupo: Arquitectura - 2020 > 1º Ciclo > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular o estudante deverá ser capaz de: OA1.1 Ler e interpretar textos de arquitectura, transpondo essa informação para outros sistemas de representação. OA1.2 Escrever textos de arquitectura, transpondo informação a partir de outros sistemas de representação. OA1.3 Comunicar oralmente ideias e princípios de atuação em arquitetura. OA2.1 Compreender a importância da expressão matérica em arquitetura. OA2.2 Representar a partir da manipulação de materiais, ideias e conceitos abstratos. OA3.1. Compreender a importância e a lógica da criação de Atlas, como processo conceptual de apoio ao projeto. Executar Atlas simples. OA3.2 Ter conhecimento das ferramentas digitais, nomeadamente A.I., à disposição para a criação de Atlas. Executar Atlas gerados.
Programa
Ao longo da unidade curricular o estudante vai ter contacto com os seguintes módulos: Sistemas de Desenho e Representação Espacial CP1. Processos Ficcionais - Verbo Escrito - Verbo Oral CP2. Processos Materiais - Materiais e a sua expressão física CP3. Processos Ficcionais - Atlas coleção - Atlas gerado (A.I.)
Método de Avaliação
Dado o carácter eminentemente prático desta UC, a sua avaliação consiste exclusivamente num regime de avaliação ao longo do semestre. Isto implica uma presença mínima em 10 de um total de 12 aulas, discussões periódicas dos exercícios com o/a docente e entrega de todas as fases dos exercícios propostos nas datas definidas. A avaliação final resulta da ponderação: 70% exercícios + 30% presença e participação em aula. A UC não tem avaliação por exame. A melhoria de nota só poderá ser realizada mediante a reinscrição na edição seguinte da UC, com a repetição completa de todo o processo de avaliação.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 112.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- Arnheim, R. (1989). Arte e Percepção Visual. Uma Psicologia Da Visão Criadora. Livraria Pioneira Editora. São Paulo. Bandeira, P. (2011). Atlas de Parede. Imagens de Método. Dafne editora. Porto. Campbell, J. (1956). The Hero with a Thousand Faces. Princeton University Press. New Jersey. Dondis, D. A. (1974). A Primer of Visual Literacy. Journal of Aesthetics and Art Criticism. Volume 32, 3, p. 445. Fletcher, M. (2020). Visual Communication for Architects and Designers. Routledge. London. Hoffman, D. D. (1998). Visual Intelligence: How We Create What We See. Nova York: W. W. Norton. Lee, P. M. (1999). Object to Be Destroyed - The Work of Gordon Matta-Clark. MIT Press. Cambridge, MA. Pallasmaa, J. (2012). Los ojos de la piel: la arquitectura y los sentidos. Barcelona: Gustavo Gili, Barcelona. Warburg, A. (2020). Bilderatlas Mnemosyne – The Original. OHRT, R; HEIL, A. 176 págs. Berlim: Ed. Hatje Cantz.:
Secundária
- AA.VV. (2002). Desenho Projecto de Desenho. Lisboa: Ministério da Cultura /Instituto de Arte Contemporânea Ambrose, G.; Harris, P. (2009). Basics Design: Design Thinking. Ava Academia. Berger, J. [1987] (2002). Modos de Ver. 1ª edição. Lisboa: Antígona. Elkins, J. (2003). Visual studies: a skeptical introduction. London: Routledge. Lima, M. (2017). The book of circles: visualizing spheres of knowledge. New York: Princeton Architectural Press. Stafford, B. M. (2007). Echo Objects: The Cognitive Work of Images. Chicago: University of Chicago Press.: