Currículo
Canais de Distribuição, Vendas e E-commerce CdDVeE
Contextos
Groupo: Marketing - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: • Analisar modelos de canais de distribuição tradicionais, digitais e omnicanal; • Avaliar e planear estratégias de gestão e otimização de canais; • Desenvolver e implementar estratégias de e-commerce; • Aplicar técnicas de vendas e gestão comercial adaptadas à realidade digital e às tendências emergentes.
Programa
1. Fundamentos de canais de distribuição e funções logísticas 2. Estruturas e formatos de canais (B2B, B2C, DTC) 3. Seleção, desenvolvimento e gestão de parceiros de canal 4. Conflitos, coordenação e poder de canal 5. Modelos e estratégias de e-commerce 6. Plataformas digitais e marketplaces 7. Omnicanalidade e integração de canais online/offline 8. Estratégias de vendas e customer journey 9. Tecnologias aplicadas: CRM, IA generativa e automação comercial 10. Tendências emergentes: sustentabilidade, ESG e impacto social dos canais de distribuição
Método de Avaliação
Na modalidade de avaliação da UC ao longo do semestre consideram-se três componentes principais. O projeto de grupo aplicado, baseado num desafio empresarial real ou simulado e desenvolvido segundo a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), representará 40% da nota final, sendo exclusivamente avaliado como trabalho de grupo. A apresentação oral deste projeto contribuirá com 10% para a nota final, permitindo avaliar as competências de comunicação e defesa das propostas desenvolvidas pelo grupo. Finalmente, será realizado um exame individual escrito que abrangerá todos os conteúdos lecionados na unidade curricular e corresponderá a 50% da nota final. A assiduidade mínima obrigatória para a avaliação contínua é de 80% das aulas. Os estudantes que não realizem a avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final que valerá 100% da classificação final. Aplicam-se as normas definidas no RGACC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -