Currículo
Canais de Distribuição, Vendas e E-commerce CdDVeE
Contextos
Groupo: Marketing - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes de: • Analisar modelos de canais de distribuição tradicionais, digitais e omnicanal; • Avaliar e planear estratégias de gestão e otimização de canais; • Desenvolver e implementar estratégias de e-commerce; • Aplicar técnicas de vendas e gestão comercial adaptadas à realidade digital e às tendências emergentes.
Programa
1. Fundamentos de canais de distribuição e funções logísticas 2. Estruturas e formatos de canais (B2B, B2C, DTC) 3. Seleção, desenvolvimento e gestão de parceiros de canal 4. Conflitos, coordenação e poder de canal 5. Modelos e estratégias de e-commerce 6. Plataformas digitais e marketplaces 7. Omnicanalidade e integração de canais online/offline 8. Estratégias de vendas e customer journey 9. Tecnologias aplicadas: CRM, IA generativa e automação comercial 10. Tendências emergentes: sustentabilidade, ESG e impacto social dos canais de distribuição
Método de Avaliação
Na modalidade de avaliação da UC ao longo do semestre consideram-se três componentes principais. O projeto de grupo aplicado, baseado num desafio empresarial real ou simulado e desenvolvido segundo a metodologia de aprendizagem baseada em projetos (PBL), representará 40% da nota final, sendo exclusivamente avaliado como trabalho de grupo. A apresentação oral deste projeto contribuirá com 10% para a nota final, permitindo avaliar as competências de comunicação e defesa das propostas desenvolvidas pelo grupo. Finalmente, será realizado um exame individual escrito que abrangerá todos os conteúdos lecionados na unidade curricular e corresponderá a 50% da nota final. A assiduidade mínima obrigatória para a avaliação contínua é de 80% das aulas. Os estudantes que não realizem a avaliação ao longo do semestre poderão realizar um exame final que valerá 100% da classificação final. Aplicam-se as normas definidas no RGACC.
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 125.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
- • Laudon, K. C., & Traver, C. G. (2023). E-commerce 2023: Business, Technology, Society (17ª ed.). Pearson. ISBN: 978-0-13-804339-1. • Chaffey, D., & Ellis-Chadwick, F. (2022). Digital Marketing: Strategy, Implementation and Practice (8ª ed.). Pearson. ISBN: 978-1-292-40096-9. • Le Meunier-FitzHugh, K., & Sheahan, K. (2021). Sales Management: A Research Overview. Routledge. ISBN: 978-1-003-17389-2. • Panda, T., & Sahadev, S. (2023). Sales & Distribution Management (3ª ed.). Oxford University Press. ISBN: 978-0-19-949904-5.:
 
Secundária
- 1. Dekimpe, M. G., & van Heerde, H. J. (2023). Retailing in times of soaring inflation: What we know, what we don't know, and a research agenda. Journal of Retailing, 99(3), 322–336. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2023.07.002 2. Ratchford, B., Gauri, D. K., Jindal, R. P., & Namin, A. (2023). Innovations in retail delivery: Current trends and future directions. Journal of Retailing, 99(4), 547–562. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2023.10.006 3. Gielens, K., & Roggeveen, A. L. (2023). Editorial: So, what is retailing? The scope of Journal of Retailing. Journal of Retailing, 99(2), 169–172. https://doi.org/10.1016/j.jretai.2023.05.003: