Currículo

Tendências de Marketing, Inteligência Artificial e Analytics TdMIAeA

Contextos

Groupo: Marketing - 2025 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

OA1. Dominar os Fundamentos do Marketing Analytics; OA2. Dominar as Técnicas de Text e Data Mining aplicadas no Marketing; OA3. Compreender os Modelos Generativos de Inteligência Artificial e sua aplicação no Marketing.; OA4. Compreender os desafios éticos e de transparência no uso da informação em Marketing.

Programa

P1. Introdução ao Marketing Analytics; P2. Text Mining, análise de sentimentos e as suas aplicações ao Marketing; P3. Modelos de Classificação e exemplos no Marketing (churn, aquisição); P4. Modelos de Clustering e exemplos no Marketing; P5. Modelos de Associação e exemplos no Marketing (market-basket analysis); P6. Modelos de Conjoint Analysis e exemplos no Marketing; P7. Modelos Generativos de IA no Marketing – Aplicações, vantagens e limitações; P8. Ética e Transparência no uso da informação de Marketing

Método de Avaliação

Avaliação ao longo do semestre: Avaliação Periódica, assiduidade mínima 2/3. Exercícios individuais e em grupo que resultam dos casos que são apresentados em sala de aula para resolver e que contabilizam um total de 15% da nota final; Trabalho de grupo final que é dividido em duas partes de avaliação.; uma parte que avalia a capacidade individual de cada aluno de apresentar e argumentar o seu esforço no trabalho de grupo e que vale 25% da nota final; Uma parte que avalia o relatório do grupo e que vale 10% da nota final.; um exame individual, sem consulta e que vale 50% da nota final.; Época de Recurso – Exame a 100%.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 125.0

Carga Total -

Bibliografia

Não foi definida bibliografia principal

Disciplinas de Execução