Currículo

Gestão de Desvio Organizacional e Cidadania Corporativa 02197

Contextos

Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre

ECTS

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

1. Avaliar os riscos de propagação e escalada de comportamentos desviantes nas organizações 2. Diagnosticar problemas de desvios nas organizações 3. Definição de princípios de gestão e de políticas para formas específicas de comportamentos desviantes. 4. Compreender e analisar criticamente o papel e o propósito dos negócios na sociedade 5. Avaliar os impactos sociais da actividade de negócios 6. Definir os princípios de gestão e as políticas que promovem a responsabilidade corporativa

Programa

1. ? Predomínio dos comportamentos desviantes nas organizações 1.1. Antecedentes dos comportamentos desviantes 1.2. Intencionalidade e normas sociais 2. ? Diagnóstico e gestão dos desvios nas organizações 2.1. Falta de urbanidade, agressividade e assédio 2.2. Roubo e fraude genérica 2.3. Redução do envolvimento e oportunismo 2.4. Comportamentos adictivos 2.5. Decisões e comportamentos não éticos 3. ? Empresas e contexto social 3.1. O papel e os objectivos das empresas na sociedade 3.2. Da responsabilidade social corporativa e cidadania corporativa 3.3. Análise de Stakeholders 4. ? Gerir as relações com os stakeholders 4.1. Accionistas e governança 4.2. Relações de trabalho: diversidade e bem estar no trabalho 4.3. Consumidores: interesses e privacidade 4.4. Qualidade de vida: comunidade e ambiente

Método de Avaliação

1. Durante o processo de aprendizagem ensino será solicitado um trabalho colectivo relacionado com a análise crítica de dois temas(20%),e uma frequência final(80%) Para se manter em avaliação contínua necessita de uma assiduidade(e pontualidade) igual ou superior a80%. 2. Os estudantes que não entregarem o trabalho ou que tenham menos de 9v na frequência,ou com mais de20% de absentismo serão excluídos de avaliação continua e poderão fazer um exame final que corresponderá a100% da avaliação.

Carga Horária

Carga Horária de Contacto -

Trabalho Autónomo - 119.0

Carga Total -

Bibliografia

Principal

  • - Kidwell, and Martin (2005). Managing Organizational Deviance. Sage Publications - Carroll, A. & Buchholtz, A. 2003, Business and Society, Thomson Learning :

Secundária

  • - Vardi, Y and Wietz, E. (2004). Misbehavior in organizations. Theory, Research, and Management - Steiner G.A and Steiner J.F. 2006, Business, Government and Society, Text and cases, McGraw Hill - Scherer, A. & Palazzo, G. 2010. Handbook of Research on Global Corporate Citizenship. Edward Elgar. - Post J. et al 2005, Business and Society: Corporate Strategy, Public Policy and Ethics, McGraw Hill - Griffin R. W. and O?Leary-Kelly, A. M. (2004). The dark side of organizational behavior. Jossey-Bass - Furnham, A. And Taylor, J. (2011). Bad apples ? Identity, prevent & manage negative behavior at work. Palgrave :

Disciplinas de Execução

2013/2014 - 2º Semestre