Empreendedorismo e Lançamento de Negócios Inovadores
M1631
Contextos
Groupo: Marketing - 2011 > 2º Ciclo > Parte Escolar > Optativas > 1º Ano - 2º Semestre
ECTS
6.0 (para cálculo da média)
Objectivos
1 - Conhecer a problemática essencial do empreendedorismo e compreender o processo empreendedor;
2 - Compreender e aplicar o modelo abrangente de competências empreendedoras;
3 - Aplicar técnicas de descoberta de oportunidades de mercado;
4 - Criar uma proposta de valor inovadora para uma nova empresa;
5 - Aplicar técnicas de resolução dos problemas estratégicos de uma nova empresa, dando particular atenção ao impacto das tecnologias emergentes, e analisar as dimensões de ética e de sustentabilidade dos desafios estratégicos dessa start-up;
6 - Aplicar técnicas de resolução dos problemas operacionais de uma nova empresa;
7 - Aplicar técnicas de planeamento e de modelização económico-financeira de um plano de negócios;
8 - Compreender e aplicar um método de avaliação financeira adequado ao plano de negócios desenvolvido;
9 - Analisar e avaliar as estratégias de saída mais comuns de um plano de negócios;
10 - Aplicar o pitching adequado ao plano de negócios desenvolvido.
Programa
1. Empreendedorismo e Processo Empreendedor
1.1. Natureza do empreendedorismo
1.2. Estrutura e dinâmica do processo empreendedor
1.3. Modelo abrangente de competências empreendedoras
2. Desenvolvimento do Plano de Negócios
2.1. Oportunidade de negócio
2.2. Proposta de valor
2.3. Estudo do mercado
2.4. Estratégia da empresa
2.5. Produto e/ou serviço
2.6. Implementação do plano
Método de Avaliação
Uma aula típica inclui:
1-Apresentação dos objetivos
2-Exposição teórica dos conteúdos programáticos
3-Discussão e exploração do tema com os alunos
4-Realização de uma atividade prática
5-Conclusão e sumário
Carga Horária
Carga Horária de Contacto -
Trabalho Autónomo - 119.0
Carga Total -
Bibliografia
Principal
Barringer, B., & Ireland, D. (2018), Entrepreneurship: Successfully Launching New Ventures, 6th edition, Pearson: